A fabricante italiana Pirelli lançou nesta quinta-feira (15) o primeiro pneu produzido em território brasileiro a sair da fábrica com a ecoetiqueta do Inmetro.
Chamado de “Cinturato P1 Plus”, o composto é o sucessor do Phantom e foi desenvolvido exclusivamente para os mercados de reposição e change over, ou seja, de customização. Segundo a empresa, o novo pneu proporciona economia de combustível, diminuição do ruído durante a rodagem, frenagem mais eficiente e melhor dirigibilidade.
A ecoetiqueta do Cinturato P1 Plus vem com as notas A (de A a F) para frenagem no piso molhado e B-C (de A a E) em economia de combustível. A grande novidade do produto está nos compostos e na banda de rodagem mais plana, que otimiza o contato com o solo e propicia maior precisão nas manobras.
“A Pirelli considerou a importância da estética esportiva aliada à performance durante o desenvolvimento do novo produto. Para aumentar o desempenho em condições extremas, projetamos uma banda de rodagem com desenho assimétrico, que propicia igualmente um desgaste mais regular, que garante performance constante durante toda a vida do pneu e menor ruído”, explica o diretor de pesquisa e desenvolvimento da fabricante na América Latina, Roberto Falkenstein.
Segundo ele, os sulcos longitudinais mais largos do pneu também otimizam a expulsão de água, diminuindo o risco de aquaplanagem.
Pensado para o mercado brasileiro e produzido nas fábricas de Campinas e Feira de Santana, o P1 Plus deve chegar às lojas no fim da semana que vem e estará disponível para rodas de 15 a 20 polegadas.
Até o segundo semestre de 2016, ele terá 16 medidas diferentes, formando a gama completa de produtos da linha. “As medidas disponíveis para este novo produto cobrem 72% do mercado de customização e 78% dos segmentos ‘high performance’ e ‘ultra high performance’”, diz o diretor de marketing da Pirelli para a América Latina, Marco Maria Tronchetti, ressaltando que a ecoetiqueta ajudará o consumidor a entender as “características inovadoras” do pneu.
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