Polícia de Nova York enxota grupo de sem-teto na pior nevasca em uma década

Nova York passa por uma das temporadas mais frias de sua história - Foto: EBC
Nova York passa por uma das temporadas mais frias de sua história – Foto: EBC

A polícia de Nova York enxotou um grupo de 60 moradores de rua que buscava abrigo na estação Penn Station uma das principais estações ferroviárias da cidade. Eles tentavam fugir do frio de -1ºC e ventos de 50 km/h, depois da pior nevasca em uma década.

Em geral, dizia um policial, aparece “um ou outro”, mas naquele dia eram muitos. Um dos agentes, então, usou um objeto de ferro para bater contra um corrimão, acordando e expulsando cada um deles. “Vai melhorar, irmão”, dizia um morador de rua a outro, conta reportagem da Folha de S.Paulo.

A reação da polícia reflete a falta de jeito com que prefeitura local vem lidando com o aumento da população de rua, que quase dobrou em cinco anos. Eles somam hoje 60 mil pessoas, contra 35 mil em 2011.

Pesquisa da Universidade Quinnipiac revela insatisfação da população nova-iorquina: 73% deles acham que a cidade não sabe líder com o problema. “Eles estão vendo mais pessoas na rua e não gostam disso”, disse Maurice Carroll, um dos responsáveis pela pesquisa.

Organizações de diretos humanos pedem que a prefeitura mude a postura. “A habitação, e não o abrigo, deve ser vista como direito fundamental”, afirmou Arnold Chohen, presidente da Parceira para os Desabrigados.

“Nesta cidade você precisa comprar até um ‘bom dia’”, lamentou um morador sentado à saída de uma estação de metrô. O homem, de 50 anos, usava óculos dourados e lia o Post em meio à nevasca.  


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.