O presidente francês, François Hollande, decretou luto nacional de três dias devido aos atentados que mataram mais de 128 pessoas na noite de sexta-feira (13) em Paris. Hollande convocou o Congresso Nacional para que discuta a questão em sessão extraordinária na próxima segunda-feira (16), e repetiu diversas vezes ter sido “um ato de guerra” antes de prometer caçar os terrorista dentro e fora da França.
Em um discurso de dez minutos na manhã deste sábado (14) na sede do governo francês, Hollande atribuiu a autoria dos atentados ao Estado Islâmico.
Hollande reiterou várias vezes em seu discurso que os ataques teriam se tratado de “um ato de guerra”. Ele falou de “um ato preparado, planejado, organizado a partir do exterior com cumplicidade interna que será investigado.”
“As famílias estão em sofrimento, angústia”, acrescentou o presidente. “O país está em apuros. Eu fiz um decreto declarando luto nacional de três dias.” O Chefe de Estado prometeu que “a França seria implacável contra os bárbaros” tanto em “território nacional quanto externo em consulta com os nossos aliados.”
O presidente prometeu um pronunciamento para segunda-feira antes Congresso iniciar seus trabalhos em Versalhes, e anunciou: “A França é forte, nada pode atingí-la. O país é forte, ativo, corajoso e triunfará sobre a barbárie. O que nós defendemos é o nosso país, mas é muito mais do que isso, são os valores da humanidade.”
*Com Agências Internacionais
Deixe um comentário