Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas declarou nesta sexta-feira, dia 30, que deseja retomar as negociações de paz com Israel. Em discurso dado a jornalistas em Nova York, Abbas também pediu que o país vizinho acabe com a colonização da Palestina.
“Disse mil vezes que queremos retomar as negociações e estamos dispostos a fazê-lo (…), mas existem não menos de 15 resoluções da ONU que consideram que a colonização é ilegal e um obstáculo para a paz (…) Por que (os israelenses) não suspendem a colonização?”, declarou ele. As informações são do portal G1.
A declaração de Abbas é realizada um dia após a aprovação da Palestina como Estado observador não-membro da ONU. Para o presidente, a decisão pode ser considerada uma “certidão de nascimento” da Palestina.
Por outro lado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que os palestinos “violaram seus acordos com Israel” ao apresentarem a solicitação na ONU. O primeiro-ministro também afirmou que “Israel atuará como conseqüência” deste fato. Ainda nesta sexta-feira, o País autorizou a construção de mais de 3 mil casas em assentamentos localizados na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, territórios reclamados pela Palestina.
Deixe um comentário