O primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, vai renunciar ao cargo na próxima quarta-feira (13), ocasião em que a ministra do Interior Theresa May assumirá o posto, de acordo com a rede britânica BBC. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo desde Margaret Thatcher. Cameron anunciou que deixaria o posto depois de a escolha pela saída do Reino Unido da União Europeia ganhar o referendo.
Em uma declaração em frente à residência oficial, Cameron afirmou que vai oferecer sua renúncia à rainha na quarta no palácio de Buckingham.
Segundo o portal G1, a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom, deixou a disputa pela liderança do partido conservador para que, assim, May seja sucessora de Cameron. Em princípio, May, de 59 anos, disputaria a liderança com Andrea Leadsom, em uma votação com os cerca de 150 mil membros do Partido Conservador, com o resultado previsto para ser anunciado em 9 de setembro.
Antes do anúncio do afastamento da adversária, Theresa May prometeu que, se assumisse o cargo de chefe de governo, tiraria o país da União Europeia, obedecendo ao resultado do referendo de 23 de junho.
Em resposta aos que pedem ao governo que ignore o resultado da consulta, May afirmou: “Não haverá tentativas de permanecer na UE, não haverá tentativas de reintegrar-se pela porta dos fundos”.
Deixe um comentário