Após citar o poeta chileno Pablo Neruda durante sua visita a Santiago, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, usou uma frase do escritor colombiano Gabriel García Márquez (Gabo) para se dirigir a uma plateia de empreendedores no Fórum de Negócios de Bogotá, nesta terça-feira (27).
Ele está na Colômbia para a terceira etapa de sua viagem à América Latina, que já teve passagens por Chile e Peru e será encerrada com uma ida a Havana, capital de Cuba, nesta quarta-feira (28). “Gabo dizia que as pessoas não deixam de seguir seus sonhos porque envelhecem, mas, pelo contrário, se tornam velhas quando deixam de seguir seus sonhos”, afirmou.
Em seu discurso, Renzi defendeu que todos continuem atrás de suas metas e que quem não o faz “perde a si mesmo”. “É jovem quem persegue os sonhos, e a Itália é um país de jovens, agora devemos concretizar os nossos sonhos”, acrescentou o primeiro-ministro, que comanda uma economia que começa a dar sinais de recuperação após anos de crise.
Durante o fórum, o italiano também elogiou o presidente Juan Manuel Santos por ter alcançado um acordo que abre caminho para a paz definitiva com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Estou feliz em poder ser recebido pelo presidente Santos, a quem vai meu agradecimento pela construção de um lugar que não permita esquecer o passado, mas permita construir o futuro”, disse.
Renzi viaja pela América Latina acompanhado de uma delegação com 90 executivos, incluindo líderes das estatais ENI (petróleo e gás) e Enel (energia) e do conglomerado industrial Finmeccanica.
Deixe um comentário