Reino Unido vai às urnas hoje em eleição apertada

Reino Unido vai às urnas - Foto: Reprodução/guardian.coo.uk
Reino Unido vai às urnas – Foto: Reprodução/guardian.coo.uk

Cerca de 45 milhões de eleitores britânicos estão habilitados a comparecer às urnas nesta quinta-feira (7), na eleição mais disputada em décadas entre o Partido Conservador, do atual premiê David Cameron, e o Partido Trabalhista, de Ed Miliband.

As últimas pesquisas de intenção de voto apontam para um empate entre as legendas, o que pode ocasionar em uma eleição sem maioria no Parlamento. Isso fará com que o vencedor tenha que lutar para formar uma coalizão de governo buscando apoio das legendas menores. As eleições de hoje renovarão 650 cadeiras na Câmara dos Comuns.


A maioria absoluta para governar exige 326 cadeiras. As urnas ficarão abertas até às 22h locais. Logo nas primeiras horas do dia, os principais líderes partidários já compareceram aos postos de votação.


Cameron votou ao lado de sua mulher, Samantha, em Oxfordshire, enquanto Miliband computou seu voto em Doncaster. Nas últimas eleições, em 2010,
Cameron venceu e formou um governo de coalizão com o centrista Partido Liberal-Democrata.
 Naquela época, o principal problema do país era a crise econômica.
 Cinco anos depois, a Grã-Bretanha superou o desafio e está entre as economias europeias que mais cresceram. O debate deste pleito, porém, é a austeridade.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.