O rio Sena atingiu 6 metros de altura nesta sexta-feira (3). A meteorologia prevê uma estabilização neste fim de semana, e o nível de água deve baixar a partir desta próxima segunda-feira (6). O rio não deve alcançar os 8,42 metros da enchente ocorrida em 1910. Neste caso, o governo poderia lançar mão do plano Neptune, que mobilizaria 10 mil militares para ajudar os policiais e bombeiros que combatem os efeitos da enchente.
Em 1910, as águas estavam tão altas na capital francesa que os deputados só iam para a Assembleia Nacional de barco. Nesta sexta, a enchente prejudicou os transportes públicos. Os trens na região norte da capital pararam e duas estações de metrô ficaram fechadas. Esta crise foi agravada pelas greves em Paris contra a reforma trabalhista.
As inundações, que paralisaram vários lugares da França, provocaram a evacuação de mais de 20 mil pessoas e causaram duas mortes. Para prevenir possíveis danos às obras de arte, os Museus D’Orsay e do Louvre, ao lado do rio Sena, permaneceram fechados nesta sexta-feira. A ação permitiu o deslocamento de algumas peças para andares superiores, que não apresentam nenhum risco. Estradas ao lado do Sena também foram fechadas, e os moradores de rua que viviam em barcos foram removidos.
Deixe um comentário