O Banco Central da Rússia anunciou nesta segunda-feira (10), que passa a deixar sua moeda flutuar livremente nos mercados cambiais a partir do próximo ano, como forma de reforçar a credibilidade do rublo, de acordo com informações do site Público.
A moeda russa desceu de forma consecutiva, forçando o banco central russo a intervir no mercado para cumprir os limites pré-estabelecidos de variação do valor da moeda que eram fixados diariamente. Nos últimos meses, a economia russa tem estado sob forte pressão dos mercados internacionais por causa das sanções europeias e norte-americanas aplicadas devido ao conflito com a Ucrânia e à queda no preço do petróleo.
O rublo, no mesmo dia do anúncio da medida, registrou uma apreciação de 3,17% frente ao dólar. Mas a dúvida fica: será que a solução encontrada vai conseguir evitar uma queda maior do rublo nos mercados? Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou em declaração pública, “atualmente, estamos vendo saltos especulativos na taxa de câmbio, mas penso que isso irá acabar brevemente”.
Deixe um comentário