“Sem rancores nem arrogâncias”, rap das Farc confirma diálogo com governo

Trajando camisetas do líder revolucionário Che Guevara, jovens guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aparecem em um vídeo cantando um rap sobre os diálogos de paz com o governo. Antes do início da música, o líder das Farc, Rodrigo Londoño Echeverry, avisa: “chegamos à mesa de diálogo sem rancores nem arrogâncias”.

Embalados por uma base de percussão e violão, os jovens rimam que irão para Havana para “conversar com o burguês que nos procurava e não nos pode derrotar”, em clara alusão a Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia. Os diálogos da paz entre governo e Farc começarão em Oslo, e depois seguirão para a capital de Cuba.

O Brasil também é citado no rap, onde os guerrilheiros criticam o País por vender aviões militares da Embraer ao governo da Colômbia. Outro alvo dos jovens são os Estados Unidos, considerados adversários da luta das Farc.

Além dos governos de Cuba e Noruega, os diálogos de paz terão Chile e Venezuela como observadores. Batizado como “Acordo Geral para o Fim do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura”, os diálogos tentarão selar o fim do conflito que assola o país.

Com cerca de 8.500 guerrilheiros, as Farc lutam desde 1964. Inicialmente vinculada à esquerda, a organização é hoje um das principais forças associadas ao narcotráfico do país. No acordo, tanto governo quanto Farc revelam que desejam pôr fim ao conflito como condição essencial para a construção da paz estável e duradoura” e “iniciar conversas diretas e ininterruptas”.



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.