Sergio Mattarella é eleito presidente da Itália

Recém-eleito presidente da Itália, o magistrado Sergio Mattarella recebeu 665 votos no Parlamento, de um total de 1.009. Na quarta votação, ele precisava de apenas 505 para ser escolhido.

Em seguida, aparecem o também juiz Ferdinando Imposimato (127), apoiado pelo oposicionista Movimento 5 Estrelas (M5S), e o jornalista e escritor Vittorio Feltri (46), sustentado pela legenda de extrema-direita Liga Norte.


Além disso, 105 parlamentares votaram em branco, já que o ex-premier Silvio Berlusconi, líder do conservador Forza Italia (FI), orientou a sigla a se posicionar desta maneira. Os votos restantes ficaram distribuídos entre vários candidatos ou foram anulados.

Entenda as funções do presidente na Itália

Seguindo a tradição parlamentarista da Europa, o presidente da República da Itália cumpre a função de chefe de Estado, enquanto o governo fica a cargo do primeiro-ministro (posto ocupado atualmente por Matteo Renzi).

Embora não tenha os mesmos poderes de um mandatário brasileiro, por exemplo, o presidente italiano não é uma espécie de “rainha da Inglaterra”, ou seja, uma figura meramente decorativa. Ele é considerado o principal garantidor da Constituição e, mais do que promulgar leis, participa ativamente do jogo político, mediando negociações entre os partidos para o Congresso aprovar projetos benéficos à nação.

 
A figura da Presidência foi instituída na Itália em 1948, e desde então 11 homens ocuparam o cargo. O chefe de Estado também tem a prerrogativa de dissolver o Congresso, nomear primeiros-ministros e comandar o Conselho Supremo de Defesa e as Forças Armadas do país.


Além disso, o presidente chefia o Conselho Superior da Magistratura e pode dar clemência a condenados.



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.