Terremoto mata mais 150 pessoas no Afeganistão e Paquistão

Terremoto deixa mais de cem mortos no Paquistão e no Afeganistão. Foto: Reprodução/Twitter/@XHNews
Terremoto deixa mais de cem mortos no Paquistão e no Afeganistão. Foto: Reprodução/Twitter/@XHNews

Mais de 150 pessoas morreram e 160 ficaram feridas por conta do terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu nesta segunda-feira (26) a região de Hindu Kush, entre o Paquistão e o Afeganistão. 

Autoridades locais disseram que o número de mortos pode subir nos próximos dias, já que o terremoto afetou sistemas de comunicação e algumas áreas estão isoladas, o que prejudica a atualização de danos e vítimas.

Em um dos piores incidentes causados pelo tremor de terra, 12 garotas foram pisoteadas e morreram enquanto tentavam deixar o prédio de sua escola na província de Takhar, no Afeganistão.

Outros 25 estudantes ficaram feridos na confusão, de acordo com o porta-voz do governo, Sunnatullah Timour. O epicentro do terremoto foi registrado na região montanhosa de Hindu Kush, escassamente povoada e que faz parte da cordilheira do Himalaia. Já no Paquistão, a zona com o maior número de vítimas é a de Khyber Pakhtunkhwa, onde foram confirmados ao menos 71 mortos.

O centro de estudos geológicos dos Estados Unidos acredita que o terremoto ocorreu a 212 quilômetros de profundidade. Sua magnitude foi reportada inicialmente como 7,7 graus na escala Richter, mas reduzida em seguida para 7,5. Anualmente, somente cerca de 20 terremotos acima de 7 graus ocorrem no mundo, segundo estatísticas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.