
A chegada do tufão Hagupit as Filipinas causou a morte de 21 pessoas, segundo balanço da Cruz Vermelha divulgado nesta segunda-feira (8). O primeiro golpe do tufão no país atingiu a ilha oriental de Samar no último sábado (6) à noite. Somente em Borongan, principal cidade de Samar, 16 corpos foram encontrados após a passagem do Hagupit, com rajadas de vento de até 210 quilômetros por hora.
Segundo informações das autoridades de Samar, 80% das construções foram destruídas pelo fenômeno. Já no domingo, o tufão perdeu força e atingiu a parte central do país com ventos de até 170 quilômetros por hora. Apesar de derrubar árvores e comprometer a rede elétrica, não foram registradas novas vítimas fatais.
Segundo meteorologistas, o Hagupit se dirige à região noroeste das Filipinas e deve passar pela capital Manila na noite desta segunda-feira. No entanto, enfraquecido, o fenômeno chegará com características de tempestade tropical. Mais de um milhão de pessoas foram deslocadas de suas residências e levadas para abrigos criados pelo governo.

Deixe um comentário