Veja a repercussão internacional do relatório da Comissão da Verdade

Depois de dois anos e sete meses de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) confirmou, em seu relatório final, 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura militar no país. Entre essas pessoas, 210 são desaparecidas.

No documento entregue nesta quarta-feira (10) à presidenta Dilma Rousseff, com o relato das atividades e a conclusão dos trabalhos realizados, a CNV traz a comprovação da ocorrência de graves violações de direitos humanos. “Essa comprovação decorreu da apuração dos fatos que se encontram detalhadamente descritos no relatório, nos quais está perfeitamente configurada a prática sistemática de detenções ilegais e arbitrárias e de tortura, assim como o cometimento de execuções, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres por agentes do Estado brasileiro” diz o texto.

A presidenta Dilma Rousseff interrompeu o seu discurso e chorou na manhã desta quarta-feira (10) durante o ato de entrega do relatório final da Comissão da Verdade, no Palácio do Planalto, em Brasília, repetindo o gesto que ela havia feito em maio de 2012, na abertura oficial dos trabalhos. Dilma falava sobre os presos e desaparecidos políticos do período militar quando foi às lágrimas para, em seguida, ser aplaudida de pé pela plateia.

Confira abaixo algumas coberturas de jornais internacionais: 

LEIA MAIS 
Dilma chora durante entrega do relatório da Comissão da Verdade


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.