A advogada Virgínia Raggi (37) , do M5S (Movimento 5 Estrelas), tornou-se a primeira mulher prefeita de Roma ao vencer o candidato Roberto Giachetti , do PD (Partido Democrático), com 67% dos votos, nesse domingo (19).
A vitória de Raggi representa um golpe para o governo do primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, uma vez que seu partido, o PR, perdeu as eleições em Roma e Turim enquanto o M5S vem ganhando força como alternativa de governo.
Em Turim, outra novata do MS5, Chiara Appendino, de 31 anos, venceu com cerca de 54% dos votos o veterano prefeito em final de mandato, Piero Fassino, do PD. Já em Milão, a capital econômica do país, o candidato do PD Giuseppe Sala venceu a disputa com mais de 51% dos votos.
O M5S foi fundado pelo humorista Beppe Grillo em 2009. Os resultados das eleições municipais deste domingo, realizadas em 126 cidades italianas, devem confirmar o avanço do M5S, movimento que se tornou, em 2013, o segundo maior partido da Itália, com 25% dos votos nas eleições legislativas. O discurso utilizado, de denúncia sistemática da corrupção política, continua a influenciar nas adesões.
Deixe um comentário