Um material intitulado Target Tokyo, publicado nesta sexta-feira (31) no site WikiLeaks, encabeçado pelo jornalista australiano Julian Assange, afirma que os Estados Unidos espionaram responsáveis governamentais japoneses, empresas e o governador do Banco do Japão.
Também foi divulgada uma lista de “35 alvos secretos da NSA (agência de segurança norte-americana) no Japão incluía o Governo japonês, empresas como a Mitsubishi (…) e vários responsáveis do Banco Central, como o governador Haruhiko Kuroda”, diz a publicação do site, o qual tem como objetivo revelar documentos secretos dos setores de inteligência dos países.
“A lista indica que a NSA está espionado conglomerados japoneses, oficiais do governo e ministros pelo menos desde o primeiro mandato do premiê Shinzo Abe, que teve início em 2006”, diz a matéria.
Ainda segundo o WikiLeaks, o primeiro-ministro japonês não figura entre as pessoas vigiadas pela NSA. “Os documentos mostram o nível de vigilância sobre o governo japonês e o modo como eram colhidas e analisadas as informações de vários ministérios e serviços governamentais”, afirma o site.
As informações obtidas “demonstram um conhecimento detalhado de decisões internas do Japão sobre questões como as importações de produtos agrícolas e negociações comerciais, as posições japonesas no ciclo de negociações multilaterais de Doha da Organização Mundial de Comércio, sobre energia nuclear e emissões de gases com efeito de estufa (…)”, acrescenta.
Até ao momento, as autoridades japonesas não comentaram a divulgação destes documentos.
Deixe um comentário