Após as reclamações feitas no fim de semana pela delegação da Austrália de que o prédio da Vila dos Atletas destinado à delegação apresentou diversos problemas de acabamento, como fiações expostas e vazamento de água, foi a vez dos atletas da Suécia deixarem as instalações e rumarem para um hotel. Em resposta, o Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio garantiu que a vila será entregue “impecável” até o fim da semana, “provavelmente na quinta-feira (28)”.
Leia também: Britânicos dizem “confiar nas acomodações” da Vila Olímpica
Segundo o gerente da delegação sueca, Peter Reinebo, há problemas com água, eletricidade e esgoto nos alojamentoss. O time sueco de futebol feminino preferiu se hospedar em um hotel. Nesta terça-feira (26), foi a vez de outros atletas do país embarcarem em táxis, com suas malas, para hotéis. A delegação australiana já havia se recusado a ficar na Vila Olímpica justamente por problemas como os informados por Peter Reinebo.
Mas de acordo com o diretor de Comunicação do Comitê, Mário Andrada, o momento não é de apontar culpados, mas de resolver o problema: “Temos 630 homens trabalhando 24 horas por dia para consertar os problemas da Vila dos Atletas, para fazer a entrega impecável dessa vila antes do final de semana, provavelmente na quinta-feira. Não temos nenhuma vergonha disso ter acontecido. Ficamos tristes por todos os atletas não terem chegado com a vila em ordem. Mas passamos a ter uma certeza maior de que vamos entregar uma vila perfeita”.
Para Andrada, é natural que um projeto desse porte, com 3.600 apartamentos, apresente problemas, que, segundo ele, foram identificados a tempo de serem resolvidos antes do início dos jogos. O diretor de comunicação da Rio 2016 afirma que “todos os comitês olímpicos”, além do Comitê Organizador, vistoriaram a Vila dos Atletas, inclusive o australiano.
A Vila Olímpica foi entregue no último dia 15 de junho. Ela é composta por 17 prédios de 31 andares, totaliza 3.604 apartamentos e tem capacidade para receber quase 18 mil atletas e membros de equipes técnicas durante os jogos. Segundo Andrada, 700 atletas já estão instalados no local.
Deixe um comentário