Brasil terá sete tenistas na Rio 2016

Bruno (de vermelho) e Marcelo estão entre os favoritos a uma medalha em duplas - Divulgação/Leandro Martins/DGW Comunicação
Bruno (de vermelho) e Marcelo estão entre os favoritos a uma medalha em duplas – Divulgação/Leandro Martins/DGW Comunicação

O Brasil terá sete atletas na luta pela primeira medalha olímpica no tênis nas chaves de simples, duplas e duplas mistas na Rio 2016. A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira 30 a lista provisória de atletas que estarão em quadra no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e Teliana Pereira jogarão no torneio de simples. Bruno Soares/Marcelo Melo, Thomaz Bellucci/André Sá e Teliana Pereira/Paula Gonçalves vão disputar as duplas. As parcerias mistas serão definidas durante os Jogos, com limite de dois times por país, numa chave com 16 conjuntos.

A lista é provisória pois alguns tenistas ainda não atendem aos requisitos da ITF. A entidade exige um mínimo de três participações na Copa Davis ao longo do ciclo olímpico, sendo uma obrigatória no ano dos Jogos (2016) ou no anterior (2015). Por isso, a entidade avaliará em 15 de julho os casos daqueles que apelarem ao Comitê Olímpico da entidade. Vale lembrar que em julho haverá uma rodada da Copa Davis.

Os brasileiros Rogério Dutra Silva e André Sá são dois nesta situação, assim como o espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martin Del Potro. No caso dos brasileiros, o impedimento deverá ser superado sem maiores problemas. Rogério deverá ser convocado para o confronto contra o Equador, entre 15 e 17 de julho, em Belo Horizonte, e, assim, cumprir os critérios, pois disputou também as edições de 2012, 2013 e 2014 da Davis. No caso de André Sá, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) espera conseguir a liberação por meio de apelação, com a justificativa de que ele não defendeu o país na Davis por ter dois tenistas mais bem colocados no ranking (Melo e Soares).

Entre os confirmados para o torneio olímpico de tênis, destaque para os atuais campeões, o escocês Andy Murray e a americana Serena Williams, que defenderão seus títulos de Londres 2012, e o sérvio Novak Djokovic, número um do mundo. Outros grandes nomes, como Roger Federer, Stan Wawrinka, David Ferrer, Victoria Azarenka, Eugenie Bouchard e Caroline Wozniacki, também estão confirmados.

Os irmãos Mike e Bob Bryan, líderes do ranking de duplas, também estarão no Rio de Janeiro para defender o ouro conquistado em Londres. Os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares estão entre os favoritos a uma medalha. O sérvio Novak Djokovic também participará do torneio de duplas, ao lado de Nenad Zimonjic, assim como os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka. Entre as mulheres, as irmãs americanas Serena e Venus Williams tentarão repetir o ouro de Londres 2012.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.