No dia em que a tocha olímpica chega ao Rio de Janeiro e a dois dias da cerimônia de abertura da Olimpíada, as mulheres dão as boas vindas ao maior evento esportivo do mundo em um esporte que, no Brasil, ainda é identificado ao universo masculino: Serão seis jogos de futebol feminino, incluindo a seleção brasileira.
A partida de abertura será entre Suécia e África do Sul, no Engenhão, às 13h. O Brasil joga em seguida, no mesmo estádio, contra a China pelo Grupo E, às 16h.
Antes, às 15h, o Canadá pega a Austrália na Arena Corinthians; às 18h, também em Itaquera, Zimbábue enfrenta a Alemanha. Às 19h, os Estados Unidos enfrentam a Nova Zelândia no Mineirão, mesmo palco de França e Colômbia, às 22h.
Nas arenas, que venderão apenas uma marca de cerveja a R$ 13, as restrições serão muitas ao torcedor. Tesouras, canivetes, facas, lâminas de barbear, punhais, agulhas, armas de fogo (mesmo de brinquedo ou réplicas), produtos químicos e inflamáveis e objetos de vidro estão entre os itens que não passarão pelos controles de entrada. Também estão proibidos fogos de artifício, sinalizadores e bombas de fumaça.
A lista de proibições inclui objetos nem tão óbvios, como capacetes, martelos, flechas, remos e tacos. O Comitê Organizador dos Jogos também proibiu o famoso pau de selfie, usado para tirar fotos com o telefone celular. Além disso, será vetada a entrada nos locais de competição com qualquer bebida, alcoólica ou não.
Os únicos animais que poderão ser levados aos eventos são os cães-guia de deficientes visuais.
Nas partidas de futebol disputadas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Salvador e Manaus, os torcedores só poderão levar bolsas ou mochilas transparentes, para que o conteúdo possa ser identificado. Os atletas olímpicos que forem assistir às competições serão submetidos às mesmas regras que os espectadores comuns.
Produtos de higiene e cuidados pessoais, como protetor solar e repelentes serão permitidos, com limite de cinco itens e desde que nas embalagens originais. Em relação à comida, serão permitidos apenas alimentos na embalagem original e lacrados. Recipientes de vidro estão proibidos. Caso o torcedor queira levar guarda-chuva, deve ser pequeno, dobrável e sem partes pontiagudas.
O Comitê Rio 2016 também proibiu a entrada de quaisquer objetos para fins de protesto. Faixas, cartazes e cordas estão proibidos. A proibição trata de itens “de cunho político, religioso ou outros temas que possam ser utilizados para causar ofensa ou incitar discórdia”.
Tocha chega ao Rio
No mesmo dia em que as mulheres dão a largada nos jogos, a Tocha Olímpica chega à cidade do Rio de Janeiro depois de percorrer 20 mil quilômetros por terra. O símbolo dos jogos passou por mais de 300 cidades em 26 estados e no Distrito Federal. A chama, acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, desembarcou no dia 3 de maio em Brasília. A jogadora de vôlei Fabiana deu a largada para o revezamento, que terminará no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos.
Durante o percurso, a tocha foi levada de rapel, de barco, passou por pontos turísticos do país, cidades históricas e por comunidades indígenas. No total, serão 12 mil condutores, entre eles atletas, celebridades, ex-atletas, empresários, apoiadores do esporte e anônimos, que representaram a população.
Deixe um comentário