Morre Mike Nichols, cineasta de “A primeira noite de um homem”

O cineasta norte-americano, Mike Nichols, morreu na quarta-feira à noite (19), aos 83 anos, devido a um ataque cardíaco, segundo o canal ABC.

Em sua estreia no cinema com a adaptação de peça da Broadway homônima, Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966), já lhe rendeu indicações ao Oscar. A obra é estrelada por Elizabeth Taylor – vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme – e Richard Burton que interpretam as crises de um casal de meia idade. 

O ano de 1968 consagrou o diretor. Logo em seu segundo longa-metragem, Nichols venceu o Oscar de melhor diretor por A primeira noite de um homem (1967). O filme conta a história de um jovem recém-graduado e suas angústias, que se envolve com uma mulher madura e casada. Além de ser um retrato da revolução sexual dos anos 1960, a trilha sonora da dupla Simon and Garfunkel marcou o imaginário da época, com as músicas Mrs. Robinson e  The Sound of Silence. O diretor também é responsável por revelar Dustin Hoffman, no papel do protagonista.

Um dos últimos trabalhos no cinema, Closer – Perto demais (2004), também recebeu diversas indicações aos principais prêmios da indústria cinematográfica. O longa que tem no elenco, Jude Law, Natalie Portman, Clive Owen e Julia Roberts, trata do relacionamento de dois casais que têm suas histórias cruzadas.

Com 19 filmes lançados, sendo o último, Jogos do Poder (2007), Nichols deixa um conjunto de obra que transita por diversos gêneros (drama, comédia e romance). O diretor também deixa a esposa Diane Sawyer – apresentadora da ABC News – e 3 filhos.

Nichols é uma das 12 pessoas que venceram as principais premiações do cinema, da televisão, da música e do teatro nos Estados Unidos, respectivamente, Oscar, Emmy, Grammy e Tony.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.