Um grupo de amigas da época da ditadura da presidenta afastada Dilma Rousseff decidiu organizar uma vaquinha virtual, o chamado crowdfunding, a fim de arrecadar dinheiro para que a petista viaje o Brasil para se defender contra o processo de impeachment.
A decisão foi tomada em uma reunião na terça-feira (28) no Palácio do Alvorada, ocasião em que ela foi cobrada por viajar pouco pelo País. Um dos problemas seria conseguir o dinheiro necessário para pagar os deslocamentos aéreos.
A Justiça decidiu que Dilma pode viajar em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) desde que reembolse o dinheiro utilizado. Ela só está livre de pagar se o voo for entre Brasília e Porto Alegre, onde mora a família.
Nasceu, então, a ideia do “Jornadas pela democracia”, como foi batizada a ferramenta na internet de crowdfundig, informa o jornal Folha de S.Paulo. A assessoria de Dilma não soube informar se sairá da vaquinha o dinheiro para a próxima viagem, prevista para Belém (PA) na quinta-feira (30). A justificativa é que ainda não se sabe quando a plataforma entrará no ar.
O encontro também serviu para discutir a viabilidade de um plebiscito para novas eleições. A presidenta afirmou que só encampará a ideia se houver unanimidade. Enquanto PT e CUT estão inclinados a apoiar a proposta, o MST e alguns movimentos sociais rejeitam o plano.
Para os defensores da tese, uma campanha explícita pode motivar senadores a votarem por sua permanência no cargo. Dilma precisa de 27 votos para retomar a cadeira presidencial.
Deixe um comentário