O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda (1987) e da Ciência e Tecnologia (1999), vai receber o Prêmio Juca Pato, conferido pela União Brasileira de Escritores, por sua contribuição ao país em seu último livro, A Construção Política do Brasil – Sociedade, economia e Estado desde a Independência, lançado no ano passado.
Na obra, Bresser defende que o “social-desenvolvimentismo” é diferente do desenvolvimentismo experimentado pelo Brasil nos anos 50 do século passado. Para o autor, o novo desenvolvimentismo é uma teoria e uma proposta de políticas que se opõem exclusivamente à ortodoxia liberal. Seguindo esse raciocínio, o atraso brasileiro advém do período colonial, quando imperou a colonização de exploração mercantil marcada pelo latifúndio e pela escravidão. Bresser foi capa de Brasileiros na edição 67, de fevereiro de 2013, quando alertava sobre o linchamento resultante da polarização política no País. A análise do ex-ministro, na ocasião, parecia uma profecia do que viria a acontecer anos depois: hoje a divisão do Brasil é tema de discussão em diversos âmbitos.
“Este é um prêmio tradicional que tem distinguido aqueles que têm melhor pensado o Brasil. Fico feliz em saber que poderei estar entre eles”, disse ele.
SERVIÇO – Cerimônia de entrega do Troféu Juca Pato – Intelectual do Ano
Academia Paulista de Letras – Largo Arouche, 324 – República
Segunda-feira, dia 9 de novembro de 2015, às 19h
Deixe um comentário