Dilma chega a 71% de reprovação e atinge recorde negativo

Quase dois terços da população são favoráveis ao procedimento formal de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, mostra nesta quinta-feira (6) uma pesquisa do Datafolha divulgada parcialmente pelo jornal Folha de S. Paulo. Nela, 66% dos entrevistados disseram que o Congresso deve começar a tramitar o pedido de retirada da dirigente do País – em abril, esse número era de 63%. Ainda segundo os dados, Dilma Rousseff atingiu a pior reprovação da história de um presidente desde a redemocratização do País: 71%. O número é três pontos percentuais acima do atingido por Fernando Collor em setembro de 1992, às vésperas do impeachment.

Entre os que aprovam o governo de Dilma, o número caiu dois pontos percentuais – passou de 8% para 10% – e, entre os que acham que ela não deve sofrer o impeachment, o número caiu cinco pontos: de 33% para 28%.

Ainda segundo o jornal, a pesquisa detectou que a reprovação de Dilma atinge todas as regiões do Brasil, incluindo o Nordeste, onde o PT costuma ter um desempenho eleitoral melhor. Entre os nordestinos, 66% responderam que a administração do País é ruim ou péssima. A pior taxa é no Centro-0este, onde chega a 77%. É nesta região onde também está a maior taxa de pessoas que defendem o impeachment de Dilma: 74%.

A publicação informa que o instituto entrevistou 3.358 pessoas com 16 anos ou mais em 201 municípios nas cinco regiões brasileiros. O nível de confiança dos dados é de 95%. O Datafolha ainda não tinha divulgado a pesquisa completa até a manhã desta quinta-feira.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.