Em discurso nos EUA, vencedor do Prêmio Pulitzer condena golpe no Brasil

Imagem de refugiados na Grécia que rendeu o Prêmio Pulitzer ao fotógrafo Mauricio Lima
Imagem de refugiados na Grécia que rendeu o Prêmio Pulitzer ao fotógrafo Mauricio Lima – Foto: Mauricio Lima para o jornal The New York Times

O  fotógrafo Mauricio Lima, o primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Pulitzer de Jornalismo, denunciou na noite desta quinta-feira (28) em Nova York o golpe em curso no Brasil e criticou a Rede Globo ao receber o Prêmio John Faber na categoria de melhor reportagem fotográfica internacional em jornais.

Em um discurso de três minutos, ele dedicou seu prêmio a cada refugiado que encontrou no ano passado, todos eles “pessoas oprimidas por guerras e injustiças sociais”. Em seguida, acrescentou: “Eu sou do Brasil. Eu acredito que todos aqui sabem o que está acontecendo no Brasil, e eu gostaria de expressar meu apoio à liberdade de imprensa e à democracia, que é exatamente o que não está acontecendo no Brasil neste momento. Então, eu sou contra o golpe”. 

Enquanto discursava, Mauricio exibia uma placa com a frase “Golpe Nunca Mais”, na qual a letra “o” foi substituída pelo símbolo da Rede Globo.

Ele contrastou o alto nível dos profissionais presentes à cerimônia promovida pelo Overseas Press Club of America, na qual compareceram mais de 500 profissionais, com a atuação dos meios de comunicação do Brasil que incitaram os protestos de rua para derrubar uma presidenta legitimamente eleita.

Mauricio Lima e seus colegas Sergey Ponomarev, Tyler Hicks e Daniel Etter ganharam o Prêmio Pulitzer pela série Exodus, que abordou a questão dos refugiados na Europa. O mesmo trabalho rendeu ao grupo o prêmio concedido pelo Overseas Press Club of America, entregue nesta quinta em Nova York.

O fotógrafo brasileiro já ganhou também o World Press Photo e o Picture of The Year America Latina. 
Retratado pela repórter especial Luiza Villaméa em 2012, Mauricio Lima voltará às páginas da Brasileiros na edição de maio, nas bancas a partir do dia 8. Desta vez, ele fala com exclusividade sobre sua c
arreira e sua maneira de pensar a fotografia e o jornalismo em entrevista a Simonetta Persichetti.  

 


Comentários

Uma resposta para “Em discurso nos EUA, vencedor do Prêmio Pulitzer condena golpe no Brasil”

  1. Foi um ato heroico! Ficará para sempre na história do jornalismo que o primeiro prêmio Pulitzer vencido por um brasileiro é marcado pela denúncia contra um monopólio golpista chamado REDE GLOBO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.