Para Walter Maierovitch, jurista e ex-secretário Nacional Antidrogas de Fernando Henrique Cardoso, a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um “desvio de legalidade”. A entrevista foi dada à BBC.
“Acho que buscas e apreensões são atividades normais em investigação. Agora, o que eu estranho, como jurista, é a condução coercitiva do Lula. É algo surpreendente e preocupante”, notou. “Essa vergonha que está acontecendo no País é uma coisa que precisa ser apurada, mas me preocupa quando tem um desvio de legalidade”, reforçou.
Maierovitch também condenou o vazamento de informações sigilosas à imprensa. “O vazamento de informações é gravíssimo, porque até prejudica a investigação. E também pode ter um vazamento para a imprensa, para criar tumulto partidário. Aí sai do campo técnico e entra no campo do espetáculo”.
O jurista comentou a polarização política que atinge o País. “Há um clima de fla-flu que é muito ruim, porque na democracia não é a torcida que ganha o jogo, são as regras legais. O que se viu ontem (quinta-feira), uma oposição que se reúne para fazer barulho, que diz que vai jogar (a suposta delação) do Delcídio para o impeachment, tem toda uma especulação, precipitações, toda uma pobreza de argumentos”, acrescentou.
Deixe um comentário