Governo de Alckmin paga blogueiro antipetista desde junho de 2013, diz jornal

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o governo do Estado de São Paulo de Geraldo Alckmin (PSDB) realiza pagamentos mensais a blogueiro para disseminar conteúdo antipetista a milhares de seguidores na internet há dois anos. Sob pseudônimo de Gravataí Merengue, o advogado Fernando Gouveia publica e ajuda a impulsionar notícias, artigos, vídeos e memes contra o PT e a presidente Dilma Rousseff.

Com número quatro vezes maior que o Movimento Brasil Livre (MBL), um dos grupos protagonistas dos protestos contra Dilma, o site Implicante, de Gouveia, possui quase meio milhão de seguidores no facebook e seu conteúdo é replicado por outros sites e blogs políticos.

A empresa de Gouveia, Appendix Consultoria, subcontratada por uma das agências de publicidade do governo estadual, a Propeg, começou receber pagamentos em junho de 2013, segundo o jornal. O período foi marcado pelas manifestações que se expandiram pelo País contra o governo federal. A empresa do blogueiro teria recebido valor de R$ 70 mil por mês de outubro de 2014 a março deste ano.

O governo informou que a responsabilidade pela contratação da firma não é sua, mas da Propeg, portanto se recusa a disponibilizar o valor total dos pagamentos a Gouveia. A Subsecretaria de Comunicação teria disponibilizado material de propaganda do partido, sem indicar informações específicas da Appendix.

A agência Propeg teria pago a empresa por serviços de “revisão, desenvolvimento e atualização das estruturas digitais” da Secretaria de Estado da Cultura e para atender demandas do governo do Estado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.