“Impeachment é golpe branco”, diz Bresser-Pereira, ex-ministro de FHC

Bresser-Pereira, ex-ministro de FHC e Sarney - Foto: Divulgação
Bresser-Pereira, ex-ministro de FHC e Sarney – Foto: Divulgação

Ex-ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira afirmou na terça-feira (22) que considera o processo de impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff um “golpe branco”. Segundo ele, a crise atual repete as que antecederam as quedas dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

“Essa crise é muito estranha porque é uma crise em uma democracia que eu entendo consolidada. É uma crise que repete crises passadas, é uma crise em que liberais derrotados nas eleições resolvem tentar dar o golpe de Estado. Isso aconteceu no Brasil inúmeras vezes”, disse Bresser-Pereira em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil.

“Em 1954, o Getúlio Vargas foi derrubado nessas condições. Em 1964, João Goulart foi assim. Sempre a UDN, que era o partido liberal. Agora é a mesma coisa, mas é o PSDB, meu ex-partido, que virou partido liberal. Tudo é sempre feito em nome da moralidade pública. Como se, de repente, a moralidade pública estivesse encarnada nesses liberais e jamais existisse do outro lado”, disse.

No entanto, de acordo com o ex-ministro, na crise atual, diferentemente das anteriores, um setor da classe média radicalizou o discurso, e começou a agir com “ódio” contra o governo. “Em nenhuma das outras vi tanto ódio. Isso me surpreendeu muito já em 2014. Havia um setor da classe média que radicalizou e começou a agir com um ódio em relação ao PT e em relação a Dilma e Lula que eu nunca vi na minha vida.”

“No tempo do golpe militar, por exemplo, havia uma preocupação da direita com um possível golpe socialista, o que era bobagem, mas enfim, era razoável o medo, e havia medo. Mas não havia ódio. Agora tem ódio. E, na minha opinião, quando isso acontece, quando aparece o ódio, é porque não há razão”, analisou.

Bresser-Pereira destacou que não acredita que Dilma sofrerá impeachment porque o Brasil tem uma democracia consolidada. “O impeachment só se justifica nos momentos em que o presidente cometeu algum crime. Não há crime, desde o começo não há. Acho que nós estamos em uma democracia consolidada e isso seria um golpe muito sério na democracia.”

Ex-ministro da Fazenda no governo José Sarney, da Administração Federal e Reforma do Estado, e de Ciência e Tecnologia no de Fernando Henrique Cardoso, Bresser-Pereira é economista, cientista político, administrador de empresas e bacharel em direito.

Transmitido pela TV Brasil toda terça-feira, às 23h, o programa Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior.

*Com Agência Brasil


Comentários

2 respostas para ““Impeachment é golpe branco”, diz Bresser-Pereira, ex-ministro de FHC”

  1. Penso que em um país que, a duras pedras, vem tentando cada vez alcançar o verdadeiro significado de Estado Democrático de Direito, “o Golpe Branco” que os derrotados nas urnas tem tentado aplicar, seria uma derrota, não para o governo, mas para todos os brasileiros que, acredito eu, pela primeira vez, tem uma divisão mais significativa de opiniões. Acho que isso se dá principalmente pelo amadurecimento, pela educação que enfim esse país pode propiciar às populações mais carentes nos últimos anos. Esmola???? Talvez sim, mas quando se trata de edução, que tenha qualquer nome: bolsa gás, bolsa família, bolsa edução, enfim, é preciso abrir os olhos e torcer que já sejamos tantos quantos cultos e educados politicamente para que o país não sofra esse golpe na democracia.

  2. Avatar de Marta Luiza
    Marta Luiza

    Dilma inocente ???? Mesmo que seja , está atrapalhando nas investigações contra Lula . Tanto fez que Ela e os advogados da União conseguiram tirar Moro da liderança . E quanto a Rosa Weber???? Porque os ministros não afastam a Rosa também ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.