Inscrições para o Braskem Labs 2016 se encerram no dia 15 de maio

Empreendedores participam das mentorias com profissionais da Braskem e Endeavor - Foto: Divulgação/Braskem Labs
Empreendedores participam das mentorias com profissionais da Braskem e Endeavor – Foto: Divulgação/Braskem Labs

braskem-labsEmpreendedores brasileiros têm até o 15 de maio, próximo domingo, para se inscreverem na segunda edição do Braskem Labs, iniciativa da petroquímica Braskem em parceria com a Endeavor, que visa apoiar projetos de impacto social e inovadores que incluam o plástico ou química em suas soluções.

A edição desse ano reserva algumas novidades em relação a do ano passado, incluindo a extensão do programa de mentorias de um mês e meio para quatro meses. A Braskem também abriu duas vagas exclusivas para empreendedores que ofereçam projetos cujo foco seja combater o mosquito Aedes aegypti. Neste caso, as soluções não precisam apresentar relação com a química ou plástico.

A iniciativa busca soluções que se proponham a resolver necessidades sociais em áreas como agronegócio, saúde, transporte, alimentação, educação, água e energia. Segundo o programa, os projetos podem ser digitais, físicos, produtos ou serviços e precisam, necessariamente, contar com um protótipo funcional já testado.

O Braskem Labs é uma espécie de graduação nos negócios, já que inclui mentorias com profissionais da Braskem e Endeavor, que visam endereçar dificuldades que empreendedores possam ter para avançar os negócios.

“O programa oferece orientação e mentorias específicas em termos de abordagem comercial, modelo de negócios, propriedade intelectual e questões legais. As mentorias são personalizadas de acordo com a dor que o empreendedor está vivendo naquele momento ou o gargalo que ele precisa tirar da frente para poder crescer na próxima fase”, explica Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.

Para Luciane Piovezan Fornari, diretora da Fornari Indústria e que participou da primeira edição do Braskem Labs com o projeto “Mega Clorador”, o programa de empreendedorismo e inovação ampliou o horizonte da empresa de Concórdia, Santa Catarina. O produto criado é um equipamento plástico que libera gradativamente pastilhas de cloro que mantêm a água tratada e com pouca necessidade de intervenção humana. Segundo Luciane, o produto inicialmente foi desenvolvido para atender uma demanda do setor do agronegócio. Após participar do Braskem Labs, a empresa ampliou seu alcance: o mercado urbano e internacional.

“Por meio dos mentores, realizamos um estudo de produto para o mercado de forma geral e diagnosticamos uma necessidade para o mercado africano. E outro potencial para agricultura familiar, um mercado que achávamos que não atuaríamos. E, ao contrário do que pensávamos, é um nicho muito grande para a gente. O programa abriu nossos horizontes”, ressalta Luciane.

Primeira edição do Braskem Labs reuniu empreendedores do Brasil todo com projetos que envolviam o plástico em suas soluções - Foto: Divulgação/Braskem Labs
Primeira edição do Braskem Labs reuniu empreendedores do Brasil todo com projetos que envolviam o plástico em suas soluções – Foto: Divulgação/Braskem Labs


Uma vez que o “Mega Clorador” amplia o acesso a água tratada, a solução também impacta na prevenção de doenças por água contaminada. “Muitas pessoas armazenam água, mas não dão tratamento a ela. E água parada prolifera doenças. Nosso sistema é 100% feito de plástico e é uma inovação simples, mas que as pessoas tinham dificuldade em dosar corretamente a quantidade de cloro necessária. Nosso produto é facilmente acoplado dentro das caixas d’água ou cisternas e automatiza o tratamento”, explica a empresária. 

Outro projeto selecionado na edição Braskem Labs 2015 foi a “Película Inteligente”, proposto pelo engenheiro mecânico Anderson Dórea, da Dortech Technology. Desenvolvida para ser aplicada em superfícies transparentes, como janelas e portas de vidros, a película é composta por um polímero que possibilita a mudança de cor e controle de sua opacidade. Uma das inovações previstas, diz Dórea, é que o sistema será controlado por um smartphone ou outro dispositivo eletrônico. O produto, ainda em fase de protótipo, visa diminuir o consumo de energia, além de filtrar os raios ultravioletas e proporcionar maior conforto e privacidade.

Para o engenheiro, o Braskem Labs ajudou a amadurecer a pesquisa e o produto, além de definir a estratégia dos negócios.

“Estamos agora na fase mais avançada do protótipo e estamos focados em baratear o produto antes de ele chegar ao mercado. Queremos que ele seja acessível a todos”, resume Dórea. A película inteligente deve atender a indústria automobilística, mas também o consumidor final e instituições públicas como hospitais. Segundo o engenheiro, a previsão é que o produto chegue ao mercado em janeiro de 2017.

No total, a edição do Braskem Labs 2016 elegerá até 12 projetos, sendo que dois deles são reservados à categoria “Aedes aegypti”. O anúncio dos empreendedores selecionados será dado em junho.

 Ao final do programa, serão selecionados os empreendedores que apresentarão seus projetos no Demo Day, que acontece em novembro, para executivos e clientes da Braskem, mentores Endeavor, investidores e outros players do mercado. Há ainda a possibilidade de empreendedores se tornarem parceiros da Braskem ou de um dos clientes da companhia. Em 2015, 40% dos projetos capacitados tornaram-se parceiros da petroquímica.

Para inscrição e mais informações sobre o Braskem Labs 2016, acesse o site (http://www.braskemlabs.com).


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