A Operação Lava Jato investiga um suposto esquema de corrupção na Petrobras no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar a compra de termoelétricas no período de 1999 a 2001, envolvendo as empresas Alstom/GE e NRG.
A investigação é baseada na delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que afirmou que a primeira empresa a fornecer turbinas para a Petrobras para construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, depois adquirida pela Alstom e pela GE: “Nessa primeira aquisição de turbinas já houve o pagamento de propina; a propina foi negociada com o representante da ABB no Rio de Janeiro”.
“Se acertou o pagamento de uma propina de US$ 600 mil a US$ 700 mil para o próprio declarante e um valor um pouco menor, do qual o declarante não tem conhecimento, aos funcionários que trabalhavam com o declarante na Petrobrás; Foi nessa época que o declarante abriu uma conta na Suíça para receber propina; Os valores destinados ao declarante foram recebidos nessa conta na Suíça”, disse o ex-diretor da Petrobras.
Deixe um comentário