Máfia da merenda no governo Alckmin atinge 152 cidades

Gestão Alckmin ainda não deu explicações sobre a máfia da merenda - Foto: Eduardo Saraiva/ Secom
Gestão Alckmin ainda não deu explicações sobre a máfia da merenda – Foto: Eduardo Saraiva/ Secom

A suspeita inicial de que a máfia da merenda nas escolas estaduais de São Paulo chegava a 22 cidades estava subestimada. Uma planilha encontrada no computador da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), a principal suspeita, revela que a quadrilha atua em 152 municípios, no esquema revelado pela Operação Alba Branca, da Polícia Civil, na semana passada.

Além da Coaf, outras duas cooperativas participariam da corrupção: Cocer (Cooperativa de Citricultores de Engenheiro Coelho) e Coagrosol (Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis), diz a planilha.

Quem confirma as suspeitas é o ex-presidente da Coaf, Cássio Izique Chebabi, em delação premiada. De acordo com a planilha, essas cooperativas firmaram contratos de R$ 209,8 milhões com as 152 cidades, 48% do total gasto com merendas em todo o Estado, composto por 645 municípios, o que indica que a diferença de valores pode ser fruto de propina e superfaturamento.

O propinoduto envolve gente do primeiro escalão do governo Geraldo Alckmin (PSDB), como o deputado estadual e hoje presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) Fernando Capez, e o ex-secretário da Educação, Herman Voorwald. Também são citados nas delações o ex-chefe de gabinete da Casa Civil de Alckmin, Luiz Roberto dos Santos, o secretário tucano Duarte Nogueira (Logística e Transportes), os deputados federais Baleia Rossi (PMDB) e Nelson Marquezelli (PTB), além do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD). Todos negam as acusações. 


Comentários

8 respostas para “Máfia da merenda no governo Alckmin atinge 152 cidades”

  1. Avatar de LUCIENE FARIA ULIAN
    LUCIENE FARIA ULIAN

    Que absurdo e sem fundamento esse comentário, esses petistas não tem o que fazer ficam falando bobagem!! Como posso saber quais são essas 152 cidades? vcs tem essa informação?

  2. Gostaria de receber a sua reação dos municípios que foram atingidos

  3. Avatar de washington luis pereira
    washington luis pereira

    O PSDB VEM TENTANDO TRANSFERIR TODAS AS RESPONSABILIDADE DE SEUS ERROS ENCIMA DO PT OU DO GOVERNO FEDERAL ,EM 1998 FOI CRIADO O MENSALÃO,O PT NEM ERA GOVERNO,EM 1996 O JORNALISTA PAULO FRANCIS,DENUNCIOU A MAFIA DENTRO DA PETROBRAS ,AS AUTORIDADE DA ÉPOCA ARQUIVARÃO A DENUNCIA O CASSO HSBC A IMPRENSA CAIU NO ESQUECIMENTO,AGORA VEM A MAFIA DA MERENDA,AGORA VAMOS TIRA NOSSA CONCLUSÃO ONDE ANDAVA A NOSSA JUSTIÇA,NA ÉPOCA DO OCORRIDO?

  4. Esse merendao do PSDB com certeza não custa 1,99.

  5. Olá. São ‘125’ ou ‘152’ os Municípios. Melhor reeditar o texto.

  6. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    O escândalo da merenda na verdade pertence ao Governo Dilma. A Polícia Civil apurou que o Ministério de Desenvolvimento Agrário recebeu denúncias contra a COAF em dezembro de 2014. Só agora que o caso veio a público o governo federal decidiu apurar o caso. O governador Alckmin já determinou a apuração do caso para que os culpados sejam punidos e os cofres públicos ressarcidos.

  7. Como posso saber quais são essas 152 cidades? vcs tem essa informação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.