Maria Rita Kehl: “Puniram o único governante que não manipulou investigações”

Dilma Rousseff pode servir de bode expiatório - Foto: Lula Marques/ Agência PT
Dilma Rousseff pode servir de bode expiatório – Foto: Lula Marques/ Agência PT

Derrotada no plenário da Câmara dos Deputados no último domingo (17) no processo de admissibilidade do impeachment, a presidenta Dilma Rousseff é punida por ter sido a única pessoa a ocupar o Palácio do Planalto a não interferir nas investigações de corrupção no governo. A análise, feita em carta aberta em artigo no jornal Folha de S.Paulo, é da psicanalista Maria Rita Kehl, que também integrou a Comissão Nacional da Verdade, que investiga as violações aos direitos humanos cometidas pela ditadura militar.

Kehl começa seu texto usando a forma como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirige a Dilma, expressão ironizada pela oposição durante a votação de domingo: “Querida presidente Dilma”, escreveu.  “O lugar que ocupará na história do País […] está garantido, presidente Dilma, e será positivo.”

A principal razão, diz ela, é que “pela primeira vez ‘na história deste País’, um governante não usou de seus poderes de manipulação e chantagem para evitar a investigação de crimes envolvendo seu partido”. A psicanalista pergunta: “Será que ninguém se pergunta por que a Lava Jato, apesar de sua evidente falta de imparcialidade, nunca encontrou obstáculos durante seu mandato?”

Ela agradeceu a instalação da Comissão Nacional da Verdade, embora com muito atraso em relação aos vizinhos latino-americanos. Essa demora, corrigida por Dilma, não foi suficiente para que a população se mobilizasse. Ao contrário, jovens pedem intervenção militar “como se autoritarismo e repressão fossem sinônimos de ordem e paz social”.

O resultado: a possibilidade de “cassação de uma presidente séria, comprometida com o combate à corrupção, por uma Câmara comandada por um deputado acusado de vários crimes e repudiado pela população”.


Comentários

4 respostas para “Maria Rita Kehl: “Puniram o único governante que não manipulou investigações””

  1. Avatar de Ângela Maria de CarvalhoAlmeid
    Ângela Maria de CarvalhoAlmeid

    Não ligue! Golpista nunca tem argumento! Um perfeito midiota global!

    1. Você me chama de golpista porque detectei um erro torpe de escrita? Não votei no Temer não, quem votou nele foram vocês. Eu votei nulo, pois detesto o PSDBosta e toda essa corja da política, nenhum lá presta, só imbecil defende políticos, que estão cagando para vocês com um teatro fantasioso de mentira, basta invadir qualquer conta particular de políticos e ver o que eles conversam, vão estudar um pouco mais e aprendam a penetrar no sistema, vão entender de fato, porque nada melhora no Brasil. Vai lá defender um PTzinho que se alia ao PSDBosta em mais de 1000 municípios. Ops, defendem o socialismo? Então saiam já da internet, não utilizem PC’s, smartphones e nem nada que seja fruto da liberdade econômica.

  2. What? Seu comment não faz sentido.

  3. “escrina nos livros”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.