Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, pediu demissão do cargo na manhã desta terça-feira (11), em carta protocolada na Casa Civil. Ela estava no cargo desde setembro de 2012, quando a então ministra Anna de Hollanda deixou a pasta reclamando de falta de recursos. Procurada por Brasileiros ainda pela manhã, a Casa Civil não confirmou o recebimento do documento, mas o Minc revelou, por meio da assessoria, a saída de Marta.
Na carta, obtida pelo jornal paulista, Suplicy diz que vai voltar para o Senado, onde tem mandato pelo PT até a próxima eleição, em 2018. Ela agradeceu a escolha de Dilma Rousseff, mas evidenciou alguns problemas com que conviveu durante o período no comando do Ministério. “Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, focamos nosso trabalho em valores que nos são preciosos: inclusão da população na produção de cultura e ampliação do acesso aos bens culturais”, diz um trecho do documento.
Marta também desejou sucesso à presidenta, inclusive, no ajuste da economia do País, um dos principais temas da campanha presidencial. “Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera”, afirma outro trecho da carta.
Em janeiro, quando começará, de fato, o segundo mandato de Dilma Rousseff, a presidenta deverá anunciar mudanças em alguns ministérios, entre eles o da Fazenda e do Planejamento.
Deixe um comentário