Logo após a divulgação dos resultados da eleição presidencial, com o pleito dividido entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), algumas ofensas a nordestinos – maior reduto eleitoral petista no País – passaram a ser compartilhadas nas redes sociais. A maior parte das mensagens foi republicada por um Tumblr (microblog) chamado “Esses nordestinos”, criado para divulgar as críticas.
Em uma das mensagens, uma usuária do Twitter com o nome de Gabriela postou uma das mensagens mais contundentes. “Nordestinos do c…. Estão com medo de perder o Bolsa-Família?”, publicou na noite de domingo (5). Ela bloqueou o acesso a sua conta, mas na tarde desta segunda-feira (6) ainda era possível visualizar a chuva de respostas em seu perfil no site. “Por que falar do Nordeste? Você é burra ou o que? Se liga no que digita, você também pode ir pra cadeia”, comentou uma. “Você reflete o que há de pior no nosso país, que é a intolerância”, disse outro usuário. Uma das mensagens, porém, apoiava a opinião compartilhada por ela. “Quem vota na Dilma são pessoas como minha vó e minha mãe: controladas pela mídia e que acham que está bom do jeito que está”, escreveu uma menina nomeada Beatriz na rede social.
Outro rapaz do Twitter, sem nome, também ofendeu os nordestinos de forma preconceituosa. “Só aqueles nordestinos malditos que votam na Dilma. Espero que nunca mais chova lá. Seca para sempre”, escreveu. Ele apagou a conta dele nesta segunda, também em meio a críticas.
O cirurgião dentista gaúcho Carlos Edilson Rocha postou, no entanto, uma das mensagens mais ofensivas depois do resultado da eleição. “Estes nordestinos em que mundo vivem? Quase 70% [dos votos] para Dilma. Tem que se f… mesmo. Vão carpir um lote!” comentou. Ele apagou a mensagem depois que o “Esses nordestinos” republicou, mas uma rápida pesquisa em seu perfil mostra comentários ofensivos a nordestinos e eleitores do PT.
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (6) mostraram que Dilma Rousseff foi a mais votada nas regiões Norte e Nordeste e na maioria das capitais desses locais. Entre os nordestinos, a petista teve 59,58% dos votos, e entre os nortistas, 50,52%. Nas cidades, a atual presidente foi a que teve mais eleitores em Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI), no Nordeste, e Belém (PA), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Manaus (AM) no Norte. Em Rio Branco (AC), Recife (PE), Palmas (TO) e Maceió (AL), a maioria votou em Marina Silva, do PSB, e em Boa Vista (RR), Aécio venceu as duas candidatas.
Caso Mayara Penteado
Em 2011, a Justiça Federal condenou a estudante Mayara Penteado Petruso a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa de R$ 500 reais por “mensagem de incitação à discriminação ou ao preconceito de procedência nacional”, quase um ano depois de ela postar – na noite do dia 31 de outubro de 2010, quando foi confirmada a eleição de Dilma Rousseff (PT) – a seguinte mensagem em seu Twitter. “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”. Ela não voltou a usar o Twitter, mas é possível encontrar vários perfis falsos com seu nome na rede social, que ofendem nordestinos e negros.
Deixe um comentário