Ministério Público denuncia 12 por cartel de trens em São Paulo

Foto: Diogo Moreira/Fotos Públicas (23 de fevereiro de 2015)
Foto: Diogo Moreira/Fotos Públicas (23 de fevereiro de 2015)

O Ministério Público Estadual denunciou à Justiça  de São Paulo 11 executivos de empresas do setor ferroviário e um ex-funcionário da CPTM. Os denunciados teriam participado de cartel em contratos firmados para o fornecimento de trens e materiais ferroviários na execução de três projetos da estatal, durante o governo de José Serra (PSDB).

O cartel foi denunciado em 2013 pela multinacional Siemens, em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Segundo a denúncia, o conluio teria operado entre 1998 e 2008, em São Paulo, nos governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

De acordo com a denúncia, oferecida pelo promotor Marcelo Batlouni Mendroni, do Grupo Especial de Delitos Econômicos (GEDEC), as empresas “dividiram o mercado e o preço final superfaturado, direcionando cada licitação e sabendo previamente qual empresa seria a vencedora de cada um dos contratos e quais os preços de cada uma, o que fazia com que as outras empresas que participavam do cartel ofertassem suas propostas a preços superiores ou simplesmente não participassem da concorrência na referida licitação, deixando de oferecer proposta”.

Os 12 denunciados são: César Ponce de Leon, Luiz Fernando Ferrari e Ruy Grieco, executivos da Alstom Transport S/A; José Manuel Uribe Regueiro, da CAF Brasil – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S/A; Carlos Levy, executivo da Bombardier Transportation Brasil Ltda/ DaimlerChryler Rail Systems (Brasil) Ltda.; David Lopes e Wilson Daré, executivos da Temoinsa do Brasil Ltda.; Mauricio Memoria; Manuel Carlos do Rio Filho e Telmo Giolito Porto, da Tejofran – Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda; Massimo Giavina-Bianchi, da T’Trans – Trans Sistemas de Transportes S/A.


Comentários

Uma resposta para “Ministério Público denuncia 12 por cartel de trens em São Paulo”

  1. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    No caso do “cartel dos trens”, só se noticia sobre São Paulo, que tem sido investigado pelo Governo de São Paulo e pela justiça. Mas, alguém sabe se o governo federal instalou alguma apuração pra apurar cartel em Belo Horizonte e em Porto Alegre, nas estatais federais? Não instalou. Simplesmente não se tem notícia de nenhuma sindicância interna pra apurar desvios na CBTU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.