Reprovação de Dilma é “fotografia do momento”, diz ministro

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18) é uma “fotografia do momento”. O levantamento, feito na segunda e terça-feiras, indica que 62% dos brasileiros consideram a gestão da presidenta Dilma Rousseff ruim ou péssima.

“A fotografia tem essa característica: fotografa o momento, mas não aprisiona a realidade fotografada”, destacou ele, no lançamento do pacote de medidas do governo para combater a corrupção, nesta quarta-feira, na capital federal.

Para o ministro, um momento fotografado deve ser objeto de reflexão. “Tenho absoluta certeza de que a presidenta Dilma Rousseff, ao longo dos quatro anos de mandato, terá um magnífico desempenho, como teve no primeiro mandato, e mostrará a todos os brasileiros que todas as suas bandeiras, as bandeiras que a elegeram para um segundo mandato, serão plenamente satisfeitas, construindo um país que cada vez mais se desenvolve com justiça e com combate permanente à corrupção e exclusão social.”

Reprovação

A presidenta Dilma Rousseff atingiu neste mês a maior taxa de reprovação de um governo brasileiro desde o ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18), pelo Datafolha, 62% das pessoas consideram o trabalho dela ruim ou péssimo, enquanto 24% acham regular e 13% acreditam ser bom ou ótimo. A aprovação dela só é melhor que a dos ex-presidentes Itamar Franco, em 1993, quando somou 12% de aprovação em meio a crise do Orçamento na Câmara, e de Fernando Henrique Cardoso, em 1999, que teve os mesmos 13% no período mais forte de desvalorização do real.

Em setembro de 1992, às vésperas do impeachment, o governo de Collor foi considerado ruim ou péssimo por 68% da população.

O instituto ouviu 2.842 pessoas entre segunda (16) e terça-feira (17), os dois dias seguintes ao protesto contra o governo em diversas capitais do Brasil. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Em comparação com os dados de fevereiro, Dilma Rousseff teve um decréscimo de 18 pontos em sua avaliação.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.