O Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, anunciou na manhã desta terça-feira (21) a morte do ex-prefeito da cidade, Luiz Paulo Conde, de 81 anos. Ele estava internado há um ano e lutava há sete contra um câncer na próstata. Conde foi prefeito da capital fluminense entre 1997 e 2001, pelo antigo PFL (atual DEM), período em que concluiu projetos como o Rio Cidade e o Favela-Bairro, além de tocar as obras da Linha Amarela e duplicar a Avenida das Américas, no centro. Ele deixa a mulher, Rizza Conde, e três filhos.
Além de prefeito, Conde – formado em Arquitetura e Urbanismo – foi secretário de Urbanismo do Rio entre 1993 e 1997, no governo de César Maia. Antes, já havia sido presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, na década de 1970, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, no início dos anos 1990, além de professor da instituição.
Nos anos 2000, rompido com César Maia, Conde ainda foi vice-governador do Estado do Rio de Janeiro na chapa de Rosinha Matheus. Chegou a filiar-se ao PSB para as eleições, mas acompanhou Anthony Garotinho quando este migrou para o PMDB. Pelo partido, ainda disputaria a eleição municipal em 2004, derrotado por César Maia e Marcelo Crivella. Seu último cargo no governo foi na secretaria de Cultura no governo de Sérgio Cabral.
Deixe um comentário