Novo secretário de Segurança assume falando em direitos humanos

“(É preciso) desfazer a noção equivocada de que o combate firme ao crime e o respeito aos direitos humanos são excludentes. Não são.” Com essa frase, o novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, assumiu o cargo nesta quinta-feira, dia 22, substituindo Antonio Ferreira Pinto.

A afirmação ganha relevância em um momento em que a Polícia Militar é acusada de diversos abusos no combate à onda de violência. Os casos de homicídios dolosos na capital subiram 92% no mês de outubro em relação ao mesmo mês de 2011. Entre a noite de quarta e a manhã desta quinta, ao menos dez pessoas morreram e 18 foram baleadas na Grande São Paulo.

Na passagem de bastão entre os secretários, Ferreira Pinto – que caiu por ser considerado pelo governo incapaz de controlar as polícias Civil e Militar e de estancar a escalada dos homicídios – afirmou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido, já que atuou fortemente no combate ao crime.

O novo homem de Alckmin e a “focinheira” na PM
Grella, que elogiou a gestão anterior, recebeu a incumbência de botar uma “focinheira” na PM (em termo que está sendo usado dentro do Palácio dos Bandeirantes). Corre a informação de que Alckmin teme que seu governo passe para a história como truculento e letal.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PUC de Campinas, em 1979, Grella ocupou os cargos de procurador da Fazenda Nacional e procurador do Estado de São Paulo (1981-1984), atuou nas equipes de Repressão a Estelionato e outras Fraudes, Repressão a Delitos Diversos, além do Núcleo de Controle e Regularização do Parcelamento do Solo Urbano.

“As instituições policiais terão em mim o primeiro aliado na defesa permanente das carreiras policiais do Estado de São Paulo”, disse, ao tomar posse. Ele espera melhorar a imagem das polícias junto à opinião pública, graças à interlocução que acumulou com entidades da sociedade civil ao longo da carreira. Para isso, sua fama de conciliador foi levada em conta.

Nomeado chefe da Promotoria pelo ex-governador José Serra em 2008 e reconduzido ao cargo em 2010, é conhecido por ser discreto e técnico. “Um diplomata do Ministério Público”, disse Serra a aliados, no fim de sua gestão.


Comments

2 respostas para “Novo secretário de Segurança assume falando em direitos humanos”

  1. NOVO SECRETÁRIO DIZ QUE VAI COLOCAR UMA FOCINHEIRA NA PM… É A PRIMEIRA VEZ QUE ALGUÉM DO ALTO ESCALÃO ASSUME QUE, PARA O GOVERNO, OS POLICIAIS MILITARES SÃO CÃES RAIVOSOS. PORÉM FORAM ESTES MESMOS “CÃES” QUE DEFENDERAM O PALÁCIO DOS BANDEIRANTES NO VERGONHOSO CONFRONTO ENTRE AS POLICIAS DURANTE A GREVE DA POLICIA CIVIL. As polícias civil e militar não trabalham, nem trabalharão juntas porque é de interesse do governo esta rivalidade entre corporações , ou seja, na falta de uma vale-se da outra. Este novo secretário vem do setor judiciário por uma questão de neutralidade e para resolver um problema de imagem do governo, não significa que resolverá os problemas das policias; E fique atento cidadão! Pois partir de agora, quando o bandido se aproximar, os cães não poderão agir pois estarão de focinheira; só restará à valorosa Policia Militar urinar pelos postes para demarcar seu território.

  2. Avatar de Elenir Aparecida
    Elenir Aparecida

    Puxa! Como cidadã, estou petrificada! Li mesmo que está sendo usado o termo “focinheira na PM”? Nossos valorosos POLICIAIS MILITARES (os maus tem que ser punidos) agora merecem FOCINHEIRA?? uauu ou devo dizer AU AU …Que tal um breque nos assassinos que estão à solta, que tal um governo que bote os criminosos em seu lugar? na cadeia!!! O povo está pedindo JUSTIÇA para os POLICIAIS!!! Focinheira? nem vou falar mais nada… Que tal um governo MAIS FORTE QUE AS FACÇÕES CRIMINOSAS?? Os bandidos estão mandando……o que é lamentável!! E ATENTEM: NÃO SOU POLICIAL, mas estou indignada com a execução de tantos policiais, que, talvez nossos dirigentes não saibam, mas são SERES HUMANOS, PAIS, FILHOS, IRMÃOS, AMIGOS….não são apenas um número! Ainda estou triste, decepcionada, muito triste mesmo! Quero DIREITOS HUMANOS sim, mas PARA OS POLICIAIS TAMBÉM!!!!!!!!!!!! ELES MERECEM O MEU RESPEITO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.