NYT diz que Dilma será julgada por “gangue de ladrões”

Foto: Marcelo Camargo/Fotos Públicas (01/04/2016)
Eduardo Cunha é um dos citados no jornal norte-americano. Foto: Marcelo Camargo/Fotos Públicas (01/04/2016)

A capa do jornal norte-americano The New York Times da sexta-feira (15) destaca que a presidenta Dilma Rousseff está sendo julgada por políticos que estão longe de ser irrepreensíveis, pois ou são alvos de escândalos de corrupção, ou foram processados por acusações graves.

Entre a lista dos nomes evocados pelos jornalistas Simon Romero e Vinod Sreeharsha está o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na origem do processo de impeachment é “processado pelo Supremo Tribunal Federal por ter supostamente embolsado milhões de reais em “suborno”.

Também aparece na matéria o nome do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), “tão ocupado com seus próprios escândalos que é comumente lembrado pelo slogan ‘rouba, mas faz’”. O jornal comenta que o deputado se diz indignado com toda a corrupção no Brasil, embora seu nome tenha sido incluído na lista de “procurado pela Interpol” por supostamente ter recebido “mais de US$ 11,6 milhões em propina”.

De acordo com a análise do NYT, Dilma faz parte de uma categoria rara dos políticos brasileiros, pois “não é acusada de ter ‘roubado’ para si própria, ao contrario de parte daqueles que a acusam”.

Os jornalistas citam na matéria dados compartilhados pela ONG Transparência Brasil, segundo o qual “60% dos 594 membros do Congresso são processados por graves acusações como remessas ilegais de dinheiro para o exterior, fraude eleitoral, desmatamento ilegal, rapto e homicídio”.

Trata-se então, de acordo com jornalistas, de “um debate nacional sobre a hipocrisia entre líderes brasileiros”. “Alguns dizem que o impeachment tem menos a ver com a luta contra corrupção do que com a vontade dos legisladores de tomar o poder”, comentam.

Quanto à Dilma, os jornalistas dizem que “ninguém pode contestar que ela é muito impopular no País”, uma vez que sua gestão registra “a pior crise econômica em décadas, passa por um gigante escândalo de corrupção envolvendo a estatal de petróleo e de ter devolvido milhões de brasileiros da classe média à pobreza”.

De acordo com o jornal, parte da estratégia da defesa da presidenta é justamente o descrédito dessas pessoas que pedem o impeachment:  “Dilma e seus apoiadores questionam como o processo de impeachment pode ser dirigido por alguém que vai ser julgado por corrupção [a exemplo de Eduardo Cunha]”.


Comentários

9 respostas para “NYT diz que Dilma será julgada por “gangue de ladrões””

  1. Avatar de Max Müller
    Max Müller

    O nível de alienação e inocência dessa gente que pensa que o Congresso Nacional é a Casa do Povo, onde se trataria da Coisa Pública, é de fazer os olhares mais críticos estrangeiros arregalarem de estupefação. Acorda, vida de gado, povo marcado e povo feliz! Essa Casa é da Máfia e a Cosa é Nostra (deles)! Enquanto não substituirmos o famigerado “sistema representativo de governo”, corporativista e mafioso, por um Sistema Participativo de Governo, cidadão e democrático, as oligarquias colonialistas, coronelistas, ditatoriais e totalitárias vão continuar a mandar e desmandar na Constituição Federal e nos Três Poderes (ou Três Porquinhos), assim como vêm mandando e desmandando em nossas vidas, desde 1500 até hoje! Precisaremos de mais 500 anos para vocês acordarem para a realidade???

    1. Avatar de Adecir Soares Camargo
      Adecir Soares Camargo

      PT, Dilma e Lula são santos?

      1. Avatar de Max Müller
        Max Müller

        E quem é que está dizendo isso? Qual foi o demônio que enfiou em sua cabeça que eu defendo algum partido? Você nem me conhece e já vem fazendo prejulgamentos de minha pessoa, rapaz? Não defendo porcaria de partido nenhum! Só defendo a Democracia, única e exclusivamente!

  2. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    E o pior (não é só isso), mas o apoio que essa “gangue” tem de segmentos do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal, das OAB’s em todo país e até, da maçonaria.

    1. Avatar de Adecir Soares Camargo
      Adecir Soares Camargo

      Tá falando dos PeTralhas?

      1. Avatar de Mary Simonette
        Mary Simonette

        Não consigo entender vocês, não vejo nenhum de vocês que são a favor do golpe criticarem ou pedirem a prisão de Cunha.

        1. Avatar de Adecir Soares Camargo
          Adecir Soares Camargo

          Cana pro Cunha ué? pra Lula e pra Dilma também?

    2. Avatar de Mary Simonette
      Mary Simonette

      A OAB do RJ se posicionou contra o golpe.

  3. Avatar de Fernanda Buriola
    Fernanda Buriola

    A matéria não está online?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.