Pré-candidatos democratas realizam primeiro debate nesta terça

Foto: Reprodução/ usatoday.com
Foto: Reprodução/ usatoday.com

Os pré-candidatos à presidência norte-americana pelo Partido Democrata realizam nesta terça-feira (13), em Las Vegas, o primeiro debate das primárias da legenda. A discussão será transmitida pela CNN e estarão presentes Hilary Clinton, líder das pesquisas e uma das favoritas à vaga, o senador Bernie Sanders, que vem ascendendo e possui uma clara orientação socialista, o ex-governador de Maryland, Martin O’Malley, o senador por Rhode Island, Lincoln Chaffee, e o ex-senador por Virginia, Jim Webb, estes últimos três com números irrisórios nas pesquisas.  As informações são do Estado de S. Paulo.

A grande incógnita das prévias continua sendo o vice-presidente Joe Biden, que ainda não sabe se vai entrar na disputa. Existe uma possibilidade da candidatura de Hilary perder fôlego na reta final das eleições, já que a ex-secretária de Estado se viu submersa por diversos escândalos. Se este cenário se confirmar, os democratas enxergam Biden como um dos nomes mais fortes para disputar a presidência.

O debate desta terça ainda é de suma importância para Clinton, já que a pré-candidata precisa manter o primeiro lugar nas pesqusias frente ao grande desenvolvimento de Bernie Sanders. O socialista ainda amplou sua base de apoio em diversos Estados estratégicos, como New Hampshire e Iowa. Nesta disputa, Clinton vem tentando se aproximar das camadas mais progressistas dentro do Partido Democrata, que cresceram muito nos últimos anos.

Outro fator imprescindível para Hilary Clinton continuar seu bom posicionamento nas pesquisas é esclarecer seu plano de governo , ofuscado pela ‘crise dos emails’, onde ela utilizou sua conta pessoal para tratar de informações de governo quando ocupou o cargo de secretária de Estado entre 2009 e 2013. De acordo com o site Real Clear Politics, Hilary lidera as prévias dos democratas com 42% das intenções de voto, seguida por Bernie Sanders, que tem 25%.

Com relação às eleições definitivas, que serão realizadas em novembro de 2016, o cenário ainda está muito esfumaçado. Até o momento Hilary continua sendo a favorita, já que Donald Trump, principal nome da oposição, enfrenta uma forte resistência dentro do próprio Partido Republicano.  Nas últimas semanas, alguns nomes como Jeb Bush e Marco Rubio chegaram a ameaçar Clinton, mas nada de assustador para os democratas.

O debate acontece nesta terça-feira (13), às 21h locais (1h no horário de Brasília)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.