O PSDB entregou na última quarta-feira (20) uma representação na Procuradoria-Geral Eleitoral pedindo que o PT seja extinto.
O pedido de investigação deve apurar se a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 foi abastecida com dinheiro vindo do exterior, segundo suposto depoimento do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró prestado antes de assinar o acordo de delação premiada.
O pedido tucano sugere a extinção do partido rival caso as acusações se confirmarem. Para os tucanos, diz o jornal O Estado de S. Paulo, o recebimento de verba estrangeira por campanha eleitoral no Brasil é vedado pela Constituição.
Os R$ 50 milhões teriam vindo de propina depois de uma negociação que envolveu a compra de blocos de petróleo na África em 2005.
Em resposta, o Instituto Lula afirmou que “não comentaria supostas delações premiadas, quanto mais supostos acordos de delação, vazados de forma seletiva, parcial e provavelmente ilegal que alimentam um mercado de busca por benefícios penais e manchetes sensacionalistas”.
Deixe um comentário