O diretório do PT pretende discutir na próxima terça-feira (19) se é hora da presidenta Dilma Rousseff enviar ao Congresso Nacional uma proposta de redução de seu próprio mandato e de convocação de eleições presidenciais para este ano, junto das eleições municipais.
A informação, do jornal Folha de S.Paulo, afirma que a presidenta abriria mão de dois anos de mandato, mesmo que seja inocentada no Senado pelo crimes de responsabilidade.
Segundo o projeto, “assim como ela ficou seis anos na presidência, o sucessor, escolhido pelo voto direto, teria mandato de seis anos, sem reeleição”, mas este ponto não é consenso.
Se aprovada no PT, a proposta pode ser levada oficialmente à presidenta nos próximos dias. Só não se sabe se a própria presidenta apareceria como autora da proposta ou se ela apenas encaminharia a sugestão da legenda.
A justificativa será a de que Dilma busca uma solução para a crise política que não seria resolvida por um presidente como Michel Temer, que não teria legitimidade por chegar ao poder por meio de um “golpe”. “Um presidente eleito diretamente teria legitimidade e maior apoio para comandar o país em situação tão delicada”, diz a apuração do jornal.
Deixe um comentário