Reitor da UFRJ: ‘Sombrio, impeachment envolve mídia, Judiciário e Parlamento’

Para Roberto Leher, o momento é sombrio - Foto: EBC
Para Roberto Leher, o momento é sombrio – Foto: EBC

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, criticou na noite de quarta-feira a tentativa de impeachment contra a presidenta Dilma. Para o educador, trata-se de um processo “sombrio” que envolve setores democráticos, como o Judiciário, a mídia e o Congresso.

A declaração de Leher ocorreu em um protesto pela democracia na noite de quarta-feira (6),  no Largo de São Francisco, no centro do Rio de Janeiro, um local de lutas históricas durante a ditadura militar. “A nosso ver, está em curso um processo perigoso e sombrio de desestabilização de um governo. Avaliamos que esse processo envolve setores do Judiciário, da mídia e do Parlamento, objetivando derrubar o governo para implementar uma política de ajuste fiscal de proporções gregas”,  afirmou. “Entendemos que os desdobramentos deste tipo de ação atingirão fundamentalmente os trabalhadores, a juventude e a educação pública”, disse Leher.

Pedro Paiva, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRJ, defendeu “um terceiro campo de luta”. “Afinal, não existem provas para se manter esse processo. Isso mostra que a nossa Justiça é altamente seletiva, só serve aos de cima. Mas, ao mesmo tempo, nós não defendemos o governo federal. Temos que lutar por direitos, contra os retrocessos do governo, mas defendendo as conquistas democráticas, tão duramente alcançadas. Existe um golpe jurídico em curso.” 

O ato

Um palco foi armado em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da universidade, onde se apresentaram grupos artísticos e discursaram diversas lideranças políticas e estudantis. 

Presentes ao ato, representantes do Sindicato dos Petroleiros argumentaram que parte das pressões pelo impeachment vem das indústrias petrolíferas internacionais, que desejam se apossar do petróleo do pré-sal. “A discussão do impeachment é para escamotear a entrega do pré-sal. Nós estamos na luta contra esse golpe. Eles querem é tomar o pré-sal, que garante o nosso abastecimento pelos próximos 50 anos. A disputa pelo petróleo no mundo se dá através de guerras e da derrubada de governos”, disse o secretário-geral do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancela.

*Com Agência Brasil


Comentários

2 respostas para “Reitor da UFRJ: ‘Sombrio, impeachment envolve mídia, Judiciário e Parlamento’”

  1. FORA ROBERTO LEHER, PIOR REITOR QUE A UFRJ JÁ TEVE.

  2. Avatar de Paulo Roberto Calixto
    Paulo Roberto Calixto

    VOCÊ QUE ESTÁ COM COM 26 ANOS A 14 ANOS NO GOVERNO FHC PSDB O FANTÁSTICO PARTIDO PARA DESTRUIR AS RIQUEZAS DO POVO BRASILEIRO!!! É LÓGICO, VC TINHA 12 ANOS, E NEM LEMBRA DO FHC???? E MUITO MENOS COXINHAS DE 12 À 20 ANOS, TAMBÉM NÃO??? MAS VOCÊ DE 30 ANOS À 80 ANOS, E É COXINHA, PARABÉNS POR TUA RESPONSABILIDADE, E ELA É MUITO SERIA, POIS VOCÊ ESCREVEU NA HISTÓRIA DO BRASIL, DE SÃ CONSCIÊNCIA O TEU FUTURO E DE MUITOS, NOS QUAIS PODEM SER TEUS FILHOS, NETOS, PARENTES, E VIZINHOS! ESTES PODEM TE PERGUNTAR: ” VOCÊ SÁBIA! E HAVIA VIVIDO E CIENTE DOS TERRÍVEIS ACONTECIMENTOS NOS GOVERNOS DO PSDB, VOCÊS DERRUBARAM UMA PESSOA HONESTA PARA COLOCAR UMA BOMBA QUE DESTRUIU O BRASIL NOVAMENTE???????????????? E O QUE IRÃO RESPONDER??? O BEM LOGO ESTÁ ALI PERTO E VOCÊS VÃO RESPONDER!! QUEM VIVER PERGUNTARA E OUTROS RESPONDERA!!!
    APÓS A REELEIÇÃO DE DILMA O ÓDIO APODEROU DE GRANDE PARTE, O VÍRUS DO EGOÍSMO, NORMALMENTE AFETA AQUELES, MESMO SENDO POBRES, NÃO PODE O HUMILDE VIZINHO AO LADO, QUE É MAIS POBRE, FAZER UM PEQUENO AUMENTO EM SUA CASINHA, QUARTO PARA AS CRIANÇAS DORMIR EM SEPARADO DO CASAL! PRONTO, PRONTO AI O ZOIÃO ENGORDA! FOI O QUE OCORREU, DEPOIS DE TRÊS GOVERNOS COM GRANDE SUCESSO EM ESPECIAL PARA QUE TODOS COMPRASSE SUAS CASAS OU AP, ESTUDASSEM EM FACULDADES, EMPREGOS SOBRAVAM, TANTO O POVO COMO A NAÇÃO PROSPERAVA, FOI O QUE BASTOU, O ZOIÃO CRESCEU, E TODOS SE LASCARAM, TANTO O POVO COMO O GOVERNO, POIS QUANTO PIOR MELHOR, E ISTO É OBRA DA OPOSIÇÃO ELEITA EM NÚMEROS MAIOR PARA NÃO APROVAR NADA DE BOM ECONOMICAMENTE PARA O POVO E PARA A DILMA!!! E, TE PERGUNTO É FAZER OPOSIÇÃO COMENDO O POVO DE QUATRO, PARA DERRUBAR O GOVERNO????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.