As eleições municipais de 2016 trouxeram o PSDB de volta ao protagonismo político do Brasil. Os tucanos vão administrar municípios que somam 23,7% da população brasileira. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, é o maior índice para um partido me eleições municipais desde o ano 2000. As abstenções, votos brancos e nulos somam 32,5% do eleitorado do País
Em números absolutos são 803 prefeitos, ficando atrás apenas do PMDB, que venceu em mais de mil municípios. O PSDB conquistou sete das 26 capitais federais, menos o distrito federal, que serão governadas por 13 partidos diferentes. Com vitória em 28 das 92 cidades do País com mais de 200 mil eleitores, o senador e presidente nacional da legenda, Aécio Neves, descreveu a atuação do partido como uma “onda azul”.
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin ganhou força dentro do partido para a corrida presidencial em 2018. Dos 645 municípios paulistas, 633 serão governados por prefeitos de partidos da base aliada do governador. Ele terá apoio de 98% dos prefeitos do estado, na comparação com as eleições de 2012, o tucano ganhou 61 prefeitos aliados.
Enquanto isso, o PT registrou o pior resultado de sua história e não elegeu nenhum dos sete candidatos com os quais disputou segundo turno do pleito. Na região do ABC, onde nasceu o partido, nenhum dos dois candidatos petistas que disputaram o segundo turno conseguiram vitória. Em 2012, o partido elegeu 630 prefeitos em primeiro turno, e levou 21 para o segundo. Desses, oito foram eleitos.
Deixe um comentário