“Sem Globo, Brasil seria Venezuela”: As “pérolas” do novo presidente da EBC nas redes sociais

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) protestaram, nesta sexta-feira (20), em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília contra o desmonte que o governo em exercício está promovendo. O primeiro sinal do tipo de mudanças que Michel Temer pretende executar foi a exoneração ilegal do ex-diretor presidente, Ricardo Melo, e a nomeação do jornalista Laerte Rimoli, no Diário Oficial, mesmo com uma série de manifestações contrárias às arbitrariedades. 

“Ao não respeitarem o mandato do Ricardo Melo, mostram claramente o pouco interesse pela democracia que tem esse governo provisório”, disse ontem a presidenta Dilma Rousseff, em Belo Horizonte (MG), no Encontro Nacional de Blogueiros. 

Foto: Mídia NINJA
Foto: Mídia NINJA

Assim que assumiu o comando da EBC, Rimoli declarou que sua missão seria “devolver esta empresa para a sociedade brasileira”, sugerindo que a empresa estaria a serviço do governo de Dilma Rousseff e não mantendo a autonomia esperada de uma instituição de comunicação pública.

Coordenador da campanha de Aécio Neves em 2014 e assessor de comunicação da Câmara dos Deputados na gestão de Eduardo Cunha, o próprio Rimoli não costuma esconder o desprezo pelo PT, por Lula ou por Dilma. Declara publicamente seu posicionamento político partidário, alinhado com tucanos e peemedebistas. 

Captura de Tela 2016-05-20 às 08.57.25

Também não é fã dos movimentos sociais, como o Movimento dos Sem Terra (MST), reproduzindo posts do “Vem pra Rua” que ridicularizam o movimento.

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook


A questão é que uma organização de comunicação pública tem como dever se dirigir a camada da população que não é foco de atenção da mídia corporativa. “O papel dos veículos de comunicação pública é dar voz aos seguimentos que não encontram voz nos veículos de comunicação privada”, explicou Rita Freire, presidenta do Conselho Curador da EBC. “O conselho curador está aguardando posição da Justiça, estamos numa situação atípica de uma exoneração questionada no Supremo e uma nomeação no Diário Oficial que ja está na empresa, assumindo a gestão, tomando medidas. Essa situação é de um impacto muito grande para a vida dos trabalhadores da EBC”, alerta.

Também é conhecida a relação do novo presidente da EBC com as organizações Globo, onde trabalhou décadas atrás, e com a família Marinho, especialmente com José Roberto. Na redação da TV Globo, nos anos 1990, gabava-se dessa proximidade. Naquele tempo dirigia o RJTV, apresentado por Claudia Cruz, atual esposa do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha.  

Captura de Tela 2016-05-20 às 15.16.01
Com a nomeação, Rimoli suspendeu sua conta no Twitter – Foto: reprodução do Twitter de Rimoli

Um dia antes de Rimoli ser nomeado à força, o jornal O Globo publicou editorial apoiando a medida: “era preciso começar, e uma primeira medida correta foi a exoneração, pelo ministro da Secretaria de Governo, Eliseu Padilha, do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Ricardo Melo. Caso exemplar de aparelhamento, a EBC, controladora da TV Brasil, rádio e agência de notícia, fora convertida em instrumento de propaganda lulopetista. A um custo anual de R$ 750 milhões, dinheiro que estaria sendo várias vezes mais bem empregado se de fato a empresa se pautasse pelo interesse público e não partidário. E nem isto ela fazia bem, pois a audiência de seu veículo potencialmente mais poderoso, a TV, é traço. Não alcança sequer a militância, servia apenas para abrigar apaniguados.”

Captura de Tela 2016-05-20 às 11.00.00

Uma das primeiras medidas de Rimoli na EBC, de acordo com editores da empresa que não quiseram se identificar, foi o cancelamento da cobertura e transmissão ao vivo da Virada Cultural, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo desde 2005. Há rumores de que ele pretende também dissolver o seu Conselho Curador, um dos mecanismos mais importantes de controle social da empresa pública. 

A EBC teve construção participativa e está baseada na lei Lei 11.652/2008, que garante mandato de quatro anos a seus presidentes, indicados pelo Presidente da República. O conselho da EBC tem o papel de preservar a independência da produção editorial de ingerências dos governos. Não nomeia, mas pode indicar a saída de presidentes que não seguirem as diretrizes da empresa. 

Espera-se de um veículo de comunicação pública que mostre o Brasil como ele é. 

Captura de Tela 2016-05-20 às 11.02.35


Comentários

14 respostas para ““Sem Globo, Brasil seria Venezuela”: As “pérolas” do novo presidente da EBC nas redes sociais”

  1. Avatar de Raquel Wandelli
    Raquel Wandelli

    Tornando a TV Brasil um aparelho da TV Globo, o Governo Golpista conseguiu destruir qualquer chance de democracia na televisão brasileira, implantou o pensamento único de direita e finalmente estabeleceu no país a ditadura dos meios de comunicação da qual os esquerdopatas acusavam o Governo da Venezuela. Enfim, a ameaça da “ditadura bolivariana” está plenamente em vigência no Brasil.

  2. Avatar de Telma da Silva Aguiar
    Telma da Silva Aguiar

    A Dilma é que tá certa, isso aqui virou uma república de “homens brancos, velhos, ricos e machistas”.

    1. Mas antes era uma república de ignorantes, brancos, velhos, ricos, alguns feministas e outros machistas. Não mudou muito, mas acredito que só pela diplomacia desse novo grupo já é um país melhor representado no exterior. Antes era feia a coisa.

      1. Avatar de Raquel Wandelli
        Raquel Wandelli

        hahah, vai vendo a diplomacia do Machotério… Diplomados em corrupção, estupro, assassinato, sonegação de impostos, tráfico de influências, você quer dizer, né? O mundo todo tá vendo… Cai um diplomado por dia… Uns bandidos confessos, autodelatados… Mas fazer o quê, né…tem gente que gosta de abaixar as calças pra vampiro “dipromado”… É mais elegante…

        1. Eu não admiro políticos e nem burocratas. Sou completamente contra o “estadão”, não muda quase nada do governo anterior para este, apenas fica a esperança que a poupança dos trabalhadores não seja afanada como estava sendo, via roubo do FGTS (que já é um roubo por natureza), fundos de pensão, BB e Caixa. O calote branco estava a caminho.

          1. Avatar de Raquel Wandelli
            Raquel Wandelli

            o pior bandido é você, que aderiu à propaganda Globo da Morte “caça-petralha” e se tornou uma bomba social… comidinha de golpista… é com esse tipo de opinião política totalmente infundada que eles está arrasando o país e os direitos dos trabalhadores…

          2. Bandido é você que defende pessoas que promovem atos claramente fascistas e que atentam contra a economia/sociedade. Percebo que não tem argumento algum, é só um alienado, colocando a culpa em quem teus heróis querem que ponha.

          3. Avatar de gisele blanco infantini
            gisele blanco infantini

            Se não fossem as redes sociais, Lula já teria transformado o Brasil na Venezuela. Por isso eles não queriam as privatizações. Pobre não tinha telefone. Minha faxineira, depois que adquiriu um, dobrou o número de faxinas. Conseguiu formar os filhos. Mas os esquerdopatas nao enxergam que o Brasil cresceu, que Simples incluiu, e hoje, as pessoas buscam cidadania porque sairam da informalidade. Legado do PT? NUNCA VI TANTO MENDIGO NA RUA COMO VEJO HOJE! QUE OS COMUNISTAS AFUNDEM DE VEZ, E DEIXEM O MUNDO EM PAZ!

  3. Avatar de Raquel Wandelli
    Raquel Wandelli

    Mais um representante da mediocridade das elites para compor o Machotério dos enrustidos e execráveis do governo golpista! O povo vai saber cobrar com juros esse assalto às políticas sociais e à democracia praticado por esses bandidos entreguistas…

    1. Assalto às políticas sociais? hahaha como assim? Assalto é usar o dinheiro dos pagadores de impostos para fins que não seja benefício aos próprios, coletivamente, e ainda deixar um rombo de 170 bilhões de reais para pagarmos.

      1. Avatar de Raquel Wandelli
        Raquel Wandelli

        É… a gente vê na prática como vc tem razão, Zezinho, no seu globozinho alienadinho… continua assim, sendo comidinha pra lobinho, que a gente vai lutando pra salvar o país dos seus heroizinhos bandidinhos…

        1. Que conversa non sense. Quem são meus heróis? Você acredita mesmo no estado? Eu prefiro que o meu continue sendo meu e o que é do vizinho continue sendo do vizinho. Quase tudo que os teus heróis nos tiram desaparece. Comece a prestar mais atenção no seu dia a dia, veja o quanto você paga de imposto em comida ou remédio, por exemplo, e perceberá que paga o dobro ou o triplo por cada unidade. A diferença fica com os teus heróis.

  4. Avatar de Ana Cristina V. Vellardi
    Ana Cristina V. Vellardi

    Estarrecedor o nível panfletário desse interino ilegal. A crítica que faz de aparelhamento só serve a ele mesmo, é praticamente uma autocritica. Lamentável!

  5. Avatar de Max Müller
    Max Müller

    Só desgraça, para todos os lados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.