Senado ganha banheiro feminino após 56 anos

O plenário do Senado - Foto: EBC
O plenário do Senado – Foto: EBC

Muito se fala sobre a baixa representação feminina no Congresso brasileiro, mas poucos têm a noção do quão machista é aquele lugar. Para se ter uma ideia, a novíssima conquista das senadoras brasileiras é um banheiro.

A primeira mulher a assumir um lugar no Senado tupiniquim foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979, ao substituir o titular do cargo, João Bosco de Lima, morto naquele ano. Hoje, elas somam 12 parlamentares, 15% das 81 cadeiras disponibilizadas no plenário de Brasília, inaugurado em 1960.

O papel da mulher na política era tão inexpressivo, que o prédio foi projetado sem banheiro feminino. O tempo foi passando, as mulheres foram ganhando assento na Casa, mas ainda precisavam ir até um banheiro da lanchonete.

A bancada feminina, no entanto, se uniu. Agora, o lavabo masculino do plenário está sendo reformado para abrigar um banheiro para as senadoras, informa o jornal Folha de S.Paulo.

A obra, que antecipou o encerramento do ano legislativo de 2015, está prevista para acabar até o dia 1º de fevereiro, quando senadores e deputados voltam ao batente.

Estatísticas

Em visita ao Brasil no final do ano, a subsecretária-Geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, lamentou que o Brasil, apesar de ter uma mulher na presidência, tenha poucas delas nos espaços políticos.

De acordo com ela, a América Latina tem cinco dos dez países que mais se aproximam da igualdade de representação entre homens e mulheres nos espaços de poder. “O Brasil não é um deles. Ele é um dos quatro países no final da lista, que tem cerca de 10% de representatividade feminina [na política]. É ainda menor que a média global de 22%”, lamentou. “A brasileira tem que ir a urna e votar em mulheres”.


Comentários

3 respostas para “Senado ganha banheiro feminino após 56 anos”

  1. Denis, respeite o valor humano do útero de onde saiu. Apesar de você não ter sido humanamente educado a vida continua sem você, e o banheiro ficará para a história, já você, no máximo ficará por algyns dias aqui nos comentários desse site.

  2. Avatar de Rodrigo Guilherme Taciano Lopes
    Rodrigo Guilherme Taciano Lopes

    Após 45 anos elas tiveram está conquista, um absurdo, vergonha geral. Tá explicado porque tanto ódio a nossa Presidenta Dilma Rousseff, não aceitam uma mulher no comando.

  3. Bela porcaria isso, em vez de se preocupar com situação mais importante vômito a administração do país que tá uma porcaria, publicam uma matéria dando significancia a um banheiro. Tenha a Santa paciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.