Senadores do PSDB querem criminalizar manifestações contra o impeachment

Cassio Cunha Lima (à esquerda) com Aloysio Nunes: criminalizar manifestação é golpe?
Cassio Cunha Lima (à esquerda) com Aloysio Nunes: criminalizar manifestação é golpe? – Foto: PSDB/Divulgação

Um projeto de lei da Presidência da República quer classificar como terrorista qualquer manifestação de cunho xenófobo ou discriminatório que termine em “terror social e depredação do patrimônio público ou privado”. O texto, que quase foi votado na semana passada no Senado, quer ser usado pela oposição para também criminalizar qualquer manifestação popular, especialmente aquelas que defendam a volta da presidenta Dilma Rousseff em caso de impeachment.

A ideia é do relator do projeto na Casa, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Ele quer retirar da proposta da presidência o parágrafo que impede a aplicação dessa lei a manifestações políticas ou convocadas por movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, como os recentes protestos de professores em São Paulo.

Diante de protestos de senadores progressistas, outro tucano, o senador Cássio Cunha Lima (PB), defendeu a ideia do colega de partido com uma justificativa estarrecedora. Ele argumentou que a manutenção desse parágrafo será um salvo-conduto para grupos ligados ao governo irem às ruas no caso de um eventual processo de impeachment contra Dilma. “Não podemos fazer o papel de inocente útil, achando que haverá uma flexibilização daquilo que se intitula como terrorismo para dar a este governo uma conflagração do Brasil”, disse.

A informação é da Agência Senado, que noticiava o fato de o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2015 só não ter sido votado na semana passada porque uma Medida Provisória (678/2015) trancou a pauta.

A manutenção do texto original – que propõem penas que variam de 12 a 30 anos de prisão – foi defendida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele acredita que, sem a ressalva, as manifestações de rua poderão ser totalmente criminalizadas no País.

De acordo com Randolfe, a Constituição não aceita flexibilização da liberdade de protesto. Ele também manifestou preocupação com a possibilidade de variadas interpretações por parte da Justiça. “O juiz pode achar que a manifestação do trabalhador é um direito legítimo ou pode achar que pode ser, de fato, enquadrado como crime de terrorismo.”


Comments

6 respostas para “Senadores do PSDB querem criminalizar manifestações contra o impeachment”

  1. A volta da antiga DITADURA! Aplaudam, coxinhas!

  2. Avatar de Marcio Andre
    Marcio Andre

    Claro o MBL já se acovardou mesmo não tem mais porque esperar algo de bom das ruas, golpistas lixo, independente do que você farão a verdade virá com o tempo e ficara gravada na testa de cada um que votou a favor do golpe, “GOLPISTAS” e que a próxima manifestação seja para chutar de dentro do Brasil todos golpistas “CHUTAR” sim… tem que exonerar do cargo e colocar para fora do país e proibir de retornar todo aquele que coloca em risco nossa democracia e conspira contra nossos direitos , isso inclui os golpistas da FIESP, MAÇONARIA, E POLÍTICOS.. fora todos…

  3. Avatar de Raimundo Goncalves
    Raimundo Goncalves

    Um belo recomeço. Vão atiçar isso sim, os ânimos já a flor da pele. Mas, como ficarão os MBL, Vem prá Rua, Revoltadinhos On Line? Ou haverá exceções?

  4. Avatar de RickLaser RickEfeitos
    RickLaser RickEfeitos

    que TERMINE em “terror social e depredação do patrimônio público ou privado” corretíssimo.

  5. Avatar de Gilson do Rosário Viana
    Gilson do Rosário Viana

    TAI A PROVA VIVA QUE TODOS QUERIAM, ESSA É A CARA DOS GOLPISTAS, QUE ANTES DE CONSOLIDAR O GOLPE JÁ FALAM EM TIRAR OS DIREITOS DE SE MANISFESTAR DO POVO ISSO É O FIM DA DEMOCRACIA DE ACABAR COM DIREITOS CONSTITUCIONAIS

  6. Avatar de Eros Alonso
    Eros Alonso

    Bem, ordeiramente estamos esperando que a Justiça de as caras e tome providências contra essa quadrilha que está no Congresso. Por enquanto apenas gritamos e protestamos. Agora se não podemos nem nos manifestar contra o Sindicato do Crime teremos, sem alternativas, que ir literalmente para a luta. E sangue de povo derramado será também o sangue dos corruptos derramado.Criminalizar os protestos vai gerar é atentados terroristas. E se o Congresso aprovar tal violação à Constituição, não há porque, a não ser o medo da repressão, respeitar mais lei alguma.E Leis e autoridades que rasgam a própria Lei e a as garantias constitucionais, porque pelo que entendo o direito de protestar é cláusula pétrea, terão vida muito curta no poder, e conforme a repressão, na própria Terra. Esse é o caminho que a Humanidade trilha. Essa Elite tirana será estraçalhada quando esse país acordar de fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.