Serra critica relatório com previsões ruins sobre o Brasil e bate boca com jornalista

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, que criticou a OCDE - Foto: Renato Araújo/Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, que criticou a OCDE – Foto: Renato Araújo/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), criticou o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) divulgado nesta quarta (1º) que faz previsões pessimistas sobre as perspectivas da economia brasileira no governo Michel Temer. Segundo a OCDE, as “profundas divisões políticas reduziram as possibilidades de qualquer estímulo notório na política de reformas a curto prazo”. Segundo a entidade, que reúne 34 países, o déficit público vai continuar a crescer: “A situação política continuará sendo de grande incerteza durante o período de nossas projeções e os níveis de confiança continuarão sendo baixos”.

A entidade disse ainda que “a recessão profunda deve continuar em 2016 e 2017 com um cenário de alta incerteza política e de revelações correntes de corrupção que minam a confiança dos consumidores e investidores, o que leva à contração contínua da demanda doméstica”. Serra reagiu às previsões ruins: “A OCDE não afirma coisa nenhuma. Eles estão especulando. Isso é bobagem. Eles estão especulando com as poucas informações com que dispõe”. O chanceler está na capital francesa participando de um fórum organizado pela OCDE.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o ministro entregou à entidade duas páginas de observações sobre o relatório: “O relatório da OCDE não tem essa sofisticação de análise”.

O ministro também bateu boca com uma jornalista que escreveu uma reportagem para a Radio France Internacional sobre um protesto realizado contra o tucano na capital francesa: “Você é quem escreveu aquela bobagem, desculpe. Você escreveu uma besteira, que eu tinha pedido para pôr polícia… Você chutou”, reagiu Serra. A repórter retrucou: “O senhor não me conhece e está me acusando de ter chutado informação?”. Serra emendou: “Eu não pedi [para proibir a manifestação], portanto sua matéria é falsa, é mentira. Já dei a versão de que não falei nada”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.