O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta terça-feira (22) que o juiz federal responsável pela Operação Lava Jato, Sérgio Moro, deve remeter ao Supremo as investigações que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As investigações tratam da suposta ocultação de um sítio em Atibaia, interior de São Paulo, e de um apartamento no Guarujá, litoral paulista.
A determinação de Teori Zavascki não suspende decisão da última sexta-feira (18) do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação de Lula para o cargo de ministro da Casa Civil. Mas impede outra decisão de Mendes que havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.
Zavascki acata pedido do governo federal, que em seu recurso apontou ilegalidade na divulgação, autorizada por Moro, de conversas telefônicas interceptadas entre Lula e a presidenta Dilma Rousseff.
Também estará a cargo do Supremo analisar o que ficará sob investigação da Corte e o que poderá ser reencaminhado para Moro.
Deixe um comentário