Duas das mais importantes festas paulistanas dedicadas ao jazz contemporâneo, Improvise! e Jazz Nights, abrem hoje, no mesmo espaço, a temporada 2014
A partir das 20h, na Trackers, sediada no cultuado prédio da esquina da Rua Dom José de Barros com a Avenida São João, centro de São Paulo, terá início mais uma edição do Improvise!. O encontro mensal é promovido pelo Circuito de Improvisação Livre. Desde o início de 2012 o coletivo agrega dezenas de músicos e promove experimentações na seara da música instrumental, fundindo instrumentos convencionais à inusitadas criações sonoras; gêneros brasileiros à estrangeiros. Leia artigo do trompetista Romulo Alexis sobre o CIL.
A Improvise! terá início às 20h, com discotecagem a cargo de Rubens Peterlongo. DJ residente das duas festas, Peterlongo leva ao hall da Trackers uma seleção repleta de clássicos do cool-jazz, hard-bop, soul-jazz e o brasileiríssimo samba-jazz. Além da discotecagem e de três atrações musicais, a Improvise! também apresentará intervenções do Quimera7. Idealizadas por Bruno Barnabé e Priscila Passarela, as ações do grupo são definidas por seus criadores como “lugares” para vivências e experimentação artística, e fundem a arte de zines, colagens, pinturas, videoarte e fotografia à música.
Às 21h, o Rizco, duo encabeçado pelo violonista e guitarrista Thiago Salas e o violoncelista Lucas Almeida, apresenta o projeto Rabizco Poético, que a partir da criação espontânea de música orgânica, em um processo de composição instantânea e intervenções estruturais nos instrumentos, abre caminho para o improviso.
A seguir, às 22h, entra em cena o FLAC. Formado pelo saxofonista André Calixto e o baterista Flavio Lazzarin, do Otis Trio, o duo apropria-se de cirandas, cordéis e canções de domínio público para dar voz a um free-jazz muito particular, onde cabem até temas pueris como Cai, Cai, Balão e Atirei o Pau no Gato.
Às 23h, encerra a programação da Improvise! o quarteto 7 Desejos, que reúne Amilcar Rodrigues (trompete e flugelhorn), Alfredo Bello (contrabaixo), Simone Sou (bateria) e Filipe Nader (sax alto). A exemplo do Rizco, o grupo também parte de composições espontâneas para alçar voos de improviso.
Após o encerramento da Improvise! terá início a primeira Jazz Nights de 2014. Idealizada em 2007 pelos sócios do extinto clube Berlin, a festa promove temporadas mensais, com grupos instrumentais, e contribui para manter viva a cena paulistana de jazz. Com o fechamento do Berlin, depois de um hiato de quase um ano, a festa voltou a ser realizada em outubro de 2013, por iniciativa do DJ Walter Abud. Personagem central para a experiência anterior, Abud foi DJ residente da festa e o principal articulador dos grupos que se apresentavam no saudoso clube da Barra Funda.
Na ocasião do retorno das Jazz Nights, Marcelo Pinheiro, editor da Brasileiros que presenciou dezenas de shows da primeira fase, publicou reportagem com depoimentos de Abud, de músicos e um relato pessoal sobre as Jazz Nights (confira).
A temporada 2014 terá início com uma Prata da Casa, em formação ampliada e requintada. O Otis Trio se apresentará como septeto. Além da tríade efetiva – João Ciriaco (baixo), Luiz Eduardo Galvão (guitarra) e Flavio Lazzarin (bateria) – também se apresentarão hoje: André Calixto, (sax soprano, sax tenor e flauta), Amilcar Rodrigues (trompete), Beto Montag (vibrafone) e Richard Fermino (trombone, sax barítono, trompete e clarone). Após a apresentação do Otis, a festa segue com o set de pérolas garimpadas pelo DJ Abud.
Confira maiores detalhes:
Deixe um comentário