Troca de partido gera corrida de políticos por mais verba

O deputado federal Jair Bolsonaro, que já acerto mudança de partido. Foto: Wilson Dias/Fotos Públicas (16/12/2014)
O deputado federal Jair Bolsonaro, que já acerto mudança de partido. Foto: Wilson Dias/Fotos Públicas (16/12/2014)

Depois de o vice-presidente do Congresso, Waldir Maranhão (PP-MA), promulgar a Emenda Constitucional 91/2016 que abre espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de partido, começou uma disparada de políticos atrás de novas legendas, e verbas.

A ideia é migrar para partidos que terão um fatia maior da verba pública para as eleições, que, de agora em diante, é a principal fonte de recursos das campanhas.

Todos os que quiserem fazer parte de outra legenda terão até o dia 19 de março, sem que sofram punições da Justiça Eleitoral. Na regra anterior,  de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendia que os parlamentares que mudassem de partido sem justificativa perderiam o mandato pertencente à legenda anterior.

Até agora, segundo o jornal Folha de S.Paulo, 40 deputados já acertaram sua saída para outros partidos. O deputado federal conservador Jair Bolsonaro é um dos que já buscaram o recurso do troca-troca. Segundo o jornal, ele já acertou sua saída do PP para o PSC, e a transferência será oficializada com evento no salão Nereu Ramos, um dos maiores da Câmara.

Não é a primeira vez que Bolsonaro abandona uma legenda. O deputado, que começou a carreira no extinto PDC, já integrou também o PTB e o PFL. A mudança para o PSC vem, neste caso específico, acompanhada de um desejo de se candidatar à Presidência da República. Sem espaço no PP e sem qualquer afinidade com a alta cúpula do partido, Bolsonaro é uma voz isolada em sua legenda atual. O PSC, mais conservador e em franca ascensão, daria mais espaço para o deputado concorrer a postos mais altos.

A medida não afeta senadores, nem autoridades que ocupam cargo no Executivo, que já são livres para trocar de legenda sempre que desejarem. A  expectativa é que a janela resulte em mudança expressiva no quadro partidário do Congresso Nacional, empossado há pouco mais de um ano.


Comments

5 respostas para “Troca de partido gera corrida de políticos por mais verba”

  1. que matéria tendenciosa!!! Mais verba?? Bolsonaro?? o unico cara que não se vende em Brasilia??? ja foi elogiado por yousseuf, joaquim barbosa?!! que devolveu 200.000 reais a JBS pois era dinheiro sujo???!
    Se concerta mídia imunda
    #bolsonaro2018

    1. concordo, muito tendenciosa.

  2. Avatar de José Carlos Corsi
    José Carlos Corsi

    Jair Bolsonaro é um trator escavadeira, que raspa o chão profundo removendo os entulhos da política brasileira e seus representantes covardes e imundos. Bolsonaro é preterido injustamente pela maioria da imprensa esquerdista e canalha que há muito tempo vem trabalhando para deformar as consciências do brasileiros. Bolsonaro irá com certeza, mudar a História brasileira, destruindo essa anarquia que estamos vivenciando. Não perdem por esperar.

  3. Avatar de José Carlos Corsi
    José Carlos Corsi

    O pensamento político e de ação de Bolsonaro, suas opiniões, seu modo de resolver as questões do povo brasileiro vai na medidas que o tempo passa, coincide automaticamente com a maioria de nosso povo. Não há dúvida nenhuma, Bolsonaro vai dar trabalho a esses pigmeus, péssimos brasileiros, pobres da ética e da moral, os que serão candidatos em 2018.
    Somente Bolsonaro é o que nos sobra, ainda bem, que temos um Bolsonaro prá votar!

  4. Avatar de José Carlos Corsi
    José Carlos Corsi

    O Ilustre e honrado Deputado Federal, Jair Bolsonaro, a cada dia mais cresce as intenções de votos, caso ele seja candidato à Presidência da República em 2018. É evidente, somente cego que não vê que Bolsonaro é um Deputado destemido, pois, sozinho, tem enfrentado todo tipo de Deputado covarde e imundo na Câmara Federal, durante todos os seus seis mandatos, sendo neste último, campeão de votos pelo Estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro se transforme numa verdadeira opção aos brasileiros, é somente questão de tempo e de se firmar definitivamente como candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.